|
Alexandre César: autor do lance macedônico! |
Na última rodada do Torneio Rei Momo, realizado ontem, no Clube de Xadrez Miramar, fiquei assistindo a partida entre Alejandro Gonzales e Alexandre César, quando o condutor das brancas joga: 1.Cb5!, atacando a Dama preta, que está em - c7, e o peão de - a7 -. E agora, José!? César começa a pensar. Eu, que aos poucos ia entrando na partida, imaginei que ele ia abandonar. Numa partida com 15 minutos nocaute, César pensou cerca de 5 a 6 minutos!
Pacientemente, Alejandro aguardava a resposta. Até que o condutor das pretas surpreende e joga 1 ...T(h)h3+ !! (Veja diagrama) A partida segue com 2. Rg1, Dc5+ e logo depois, Alejandro abandona! Conversei com o diretor do evento, e ele concordou que a partida fosse "medalhada" como Prêmio de Beleza, do torneio.
O problema da partida em tela é que o ataque é refutável. Vejam: após 1...Thh3+, outro lance possível, além de Rg1 (o qual realmente perde), é simplesmente 2. Bxh3 Txh3 3. Rg2 +- .
ResponderExcluirNobre Arthur, terminasse Economia agora né? Abs, mas repare se Rg2, qual seria o lance das pretas? Acho que o único que resta é Dc6+ o qual as brancas tomam a torre em h3 e entram em uma linha de empate! Ou eu estou enganado? Acho que as negras abandonaram porque escolheram o lance errado Rg1??? Abs amigo.
ExcluirAh agora é que eu vi: é refutável! ok. Eu havia lido irrefutável. Desculpe amigo. Abs
ExcluirQuem tem xeque tem tudo mestre!
ResponderExcluirDe qualquer sorte o lance merece destaque. Salvava a posição delicada das brancas!
ResponderExcluir