sábado, 22 de dezembro de 2018

Xadrez: Jogo-Arte-Ciência... e Filosofia!

Por Rewbenio Frota

Não sei dizer o que eu mais aprecio no xadrez, pois as qualidades do jogo-arte-ciência que mais saltam à minha vista vão mudando conforme os anos passam.

A criança se interessou pelas peças tão diferentes, belas e cheias de personalidade (xadrez arte). O adolescente atraiu-se pela profundidade científica, pelo alcance da estratégia, pela infalibilidade da tática (xadrez ciência). Ao jovem adulto interessava o caráter competitivo, vencer partidas, ganhar pontos... (xadrez jogo).

E o adulto de hoje? Bem, em diversas ocasiões sou brindado com uma nova faceta dessa maravilhosa criação humana que é o xadrez!

Um dia desses, tentando levar o xadrez a mais pessoas, mostrei o diagrama abaixo para alguns amigos que sabem as regras do jogo, mas não o praticam com frequência.




Pedi a eles que tentassem identificar a ideia que leva as brancas à vitória em somente duas jogadas.

Depois de algumas tentativas que não alcançaram o xeque-mate, mostrei a eles a ideia do sacrifício da dama: 1. D×h7+!

Todos ficaram surpresos e deram a mesma resposta: "eu jamais pensaria em sacrificar minha dama, sou um cavalheiro à moda antiga".

Talvez fosse brincadeira, mas isso me mostrou algo: tomar um pedaço de madeira que chamam de rainha por uma pessoa do sexo feminino não ajuda em nada a vencer uma partida. Peças de xadrez são apenas peças, não precisam sequer ter uma representação física!

Meus amigos não descobriram o xeque-mate por, inconscientemente, transformarem em realidade algo que só existe na fantasia (a peça de xadrez recebe uma denominação feminina, mas é somente uma peça de xadrez).

Assim, veio o ensinamento:

no xadrez, como na vida, transformar o imaginário em algo real só nos distanciam do nosso real objetivo!

Bem, é isso que o xadrez significa para mim hoje, uma fonte imprevisível de profundos ensinamentos (xadrez filosofia)!

4 comentários:

  1. O mestre Frota, ao contrário de alguns Frotas por aí, escreve maravilhosamente bem, mas em defesa a Paulo Freire me deixe retocar seu comentário: no xadrez, como na vida, transformar o imaginário em algo real só nos distanciam do nosso real objetivo! Devo concordar que para pessoas menos informadas talvez eles pensem que o objetivo do xadrez, assim como na vida cavalheira seja proteger a Dama, mas aí cabe uma simples informação, de que é proteger o rei, e não a Dama. Talvez por isso tenham mal entendido o sacrifício. Tudo bem. Mas em qualquer aprendizado, quando eu coloco o real para auxiliar a teoria, algo mágico acontece, senão os engenheiros é que saberiam construir e não os operários. Paulo Freire em seu método de alfabetização de leitura colocava os alunos adultos em seus círculos de leitura e a alfabetização acontecia a partir dos instrumentos dos quais eles manuseavam na prática. Como se vê a prática ajuda na teorização. Um assunto quando me interessa mesmo é porque na prática eu já tenho uma noção do que leio sobre ela. Portanto na vida, colocar a realidade a serviço do imaginário é algo transformador. E no xadrez: aí eu deixo para o mestre das letras Frota.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, gosto da ideia de como o xadrez e a experiência de vida (no caso a do autor e dos participantes da crônica) se correlacionam, porém vejo com dificuldades como driblar o real, imaginário, objetivo e subjetivo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, essas questões são mesmo difíceis, não escapamos delas sequer no tabuleiro, quanto menos fora deles! Abraço!

      Excluir