segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Vou ensinar a Carlsen!

Meu colega Magnus Carlsen!
Dr. Carlsen! Dr. Carlsen!? Não faça isso, meu campeão! Você deu um susto danado com a nossa Bird! Imaginou se você perde? O restinho de popularidade da minha favorita ia parar lá longe, na periferia do inferno de Dante. Mas, aqui para nós, fiquei foi feliz quando soube que você havia jogado o 1.f4! contra o temível GM inglês Michael Adams.

Sei que você faz o que quer no tabuleiro. Cria, inventa, destrói, constrói, pula, valsa, e se o adversário se desespera, aí vem a vitória quase que por hipnose. 

Sei não, visse! Jogo a Bird assim não, meu campeão! No lance 8 você colocou seu cavalo da dama na borda do tabuleiro e no lance 9 fez o mesmo com o cavalo do rei! Os dois "burrinhos" nas bordas, Dr. Carlsen!? E pode? Logo na abertura? 

Claro está que estou escrevendo esse artigo num livre exercício de bom humor. A partida em questão, que fez muitos amigos lembrarem de mim, por conta da minha paixão assumida pela Bird, vai me levar a pesquisar se um dia, em algum lugar, alguém jogou os dois cavalos brancos, logo na abertura, nas bordas do tabuleiro.

Como no xadrez profissional sou apenas um mero observador do que eles fazem, não me sinto com autoridade nenhuma para criticar os dois lances citados (8 e 9). Se é novidade, se é certo ou se é errado. Na minha visão birdiana, esses lances são  estranhos no ninho, mas Carlsen tem disso. Ele faz o que quer no tabuleiro, chega até a inventar uma invenção e que na maioria das vezes termina acertando.

E para terminar o que nunca vai ter fim, lembro que Mestre Carlsen jogou a Bird, com as brancas 6 vezes, ao longo da vida, e a enfrentou 4 vezes.

2 comentários:

  1. Bonito texto, mestre Fernando. Estive analisando rapidamente a partida, e, pelo que vi, acho que Você como jogador e amante da BIRD deve escrever para o Carlsen, pedindo que Ele jogue mais vezes a BIRD. Mas, por obséquio, amarre os cavalinhos em lugares com pastagens mais favoráveis!

    ResponderExcluir
  2. Eita! Mestre Dantas falou, tá falado! Possivelmente Carlsen não vai atender nosso pedido. Mas falo com Fischer, talvez ainda hoje. E aí a coisa muda de figura. pois Bobby tem prestigio demais com o Gênio da Noruega.

    ResponderExcluir