quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Um certo Andrey Esipenko...

O xadrez é fértil em verdadeiras e inesgotáveis obras-primas, que não cansam de nos encantar e de nos dar a certeza de que sempre estaremos prontos para nos deixar surpreender e nos alegrar com suas criações! 

Assim foi com uma partida, ou, mais precisamente, com um lance, que foi realizado na 8ª rodada do mundial de xadrez rápido, ora em andamento, na Arábia Saudita. 

A jogada, claro, repercutiu nas redes sociais, não só por sua beleza, mas também em função do seu autor e também da sua "vítima"! 

O algoz foi o jovem MF russo Andrey Esipenko (2438), de apenas 15 anos de idade, que massacrou nessa partida ninguém menos do que o atual vice-campeão mundial, a estrela também russa, GM Sergey Karjakin (2757)! 

Confira o diagrama que ilustra esta matéria, extraído da página do Chess On, no facebook! As pretas jogam Db3 (!!) e obtêm vantagem decisiva, ante a ameaça de mate em a2. Com a jogada, o exército negro simplesmente deixa 3 peças atacadas pelos peões do bando branco! O lance é mesmo de uma beleza estética notável. Confira aqui a partida completa e abaixo o vídeo que mostra o momento exato da jogada, chamando até a atenção dos jogadores da mesa ao lado!



Vale dizer que, nesta ocasião, Esipenko era o único MF, nas 41 primeiras mesas. Todos os outros 81 jogadores eram GM's! Na rodada seguinte, ele jogou na mesa 3 e novamente era o único MF entre 97 GM's nas 49 mesas iniciais! 

Após 10 rodadas, ele, que era apenas o 105º do ranking inicial, ocupa a 33ª colocação, com 6 pontos. 

Dos dez adversários, ele jogou com nove GM's. Foram 5 vitórias e 4 derrotas contra esses titulados máximos do xadrez! A performance rende-lhe até aqui mais 70 pontos no seu Elo FIDE! Seu próximo adversário é "somente" o GM francês Vachier-Lagrave!

O torneio conta com diversos nomes da elite do xadrez mundial e muitos deles estão sofrendo na competição. Basta dizer que, depois de 10 rodadas, de um total de 15, o atual campeão mundial, o GM Magnus Carlsen, está em 6º lugar, com 7 pontos e não está tendo vida fácil para recuperar o título também dessa modalidade. Ele já começou perdendo para o GM chinês Xiangzhi Bu e também foi superado pelo seu velho rival, o GM Anand, na nona rodada. 

Aliás, entre os mais destacados participantes, o indiano é aquele em melhor situação, eis que ocupa a segunda colocação até agora. Porém, a posição de nomes como  Le Quang (37º), Aronian (49º), Vachier Lagrave (56º), Karjakin (58º) e o atual campeão Ivanchuk (99º) mostra a dificuldade e o nível de competitividade do evento. 

Das Américas, apenas o GM Akobian, defendendo os EUA, está na prova! A liderança isolada é do GM russo, Vladimir Fedossev, com 8 pontos. Uma nota interessante é que Carlsen é jogador sempre fixo na mesa 1, a despeito de sua pontuação durante o torneio. Confira pelo chess-results (link).

6 comentários:

  1. Como me encanta sempre vê estes maravilhosos prodígios do Chess !!!

    ResponderExcluir
  2. Será que o Bobby deu uma ajudinha ao garoto?!

    ResponderExcluir
  3. Que lance hein Fernando! Com licença da palavra: PQP! O menino, com esse lance já pode se considerar um talento do Chess! Para um site que reverencia Fischer, nada mais adequado. Bravo!

    ResponderExcluir
  4. Legal é cara do Grischuk (no vídeo), ao olhar pro lance do garoto. É aquela reação de quem diz: se lascou! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernando, desculpe incomodá-lo aqui com uma questão que não tem a ver com o post. Você saberia informar se existe algum lugar em João Pessoa que venda peças de xadrez grandes (ainda que ocas), penso em algo desse tipo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-934562432-jogo-xadrez-oficial-rei-10-cm-tabuleiro-gratis-saco-tnt-_JM
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço apenas uma loja de artigos esportivos que vende jogos de peças de xadrez, em João Pessoa. É a Uni-Sport, no centro da cidade.

      Excluir