quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Eles são demais!

Os pais com os dois



Por Fernando Melo

No Dia da Criança, a nossa forte homenagem aos irmãos Enzo(9) e Théo(6), dois potiguares que apesar da pouca idade, já são bastante conhecidos no cenário enxadrístico nacional pelos seus feitos diante do tabuleiro. Seus pais, Kildere e Alissandra Magalhães Lima, com quem conversei num intervalo do Nordestão 2017, em Recife, no último fim de semana, estão bastante otimistas e orgulhosos com a performance dos dois queridos filhos.


Quem conhece Enzo se impressiona e quando você também conhece Théo, fica mais impressionado. Os dois são altamente concentrados quando estão jogando. Certamente uma herança do professor particular de xadrez, MI Iack Macedo. O curioso é que logo na segunda rodada do referido Nordestão, Théo enfrentou Iack!

Em março, no IX Bobby Fischer, os dois estarão aqui. E desde já estou torcendo para que eles continuem com a mesma postura de jogadores dedicados, que levam o xadrez a sério, e que seus resultados sejam cada vez mais estimulantes.

Sabemos que Théo é o único brasileiro com sua idade (6 anos) que tem Elo FIDE. Na sua idade, também, é o campeão nacional de Blitz. Já Enzo, não fica atrás, conquistando títulos importantes no Nordeste e no Brasil.
Em Recife, Nordestão 2017, com os dois irmaõs


Fico feliz em escrever sobre eles. Fico feliz em saber que crianças como Enzo e Théo dão o exemplo para os adultos, levando o xadrez a níveis alto de capacidade e estímulo para novas conquistas. Eles competem muito durante o ano. Os pais não se negam a viajar com eles, marcando presença onde chegam. De um presente feliz, que belo futuro os espera!  

Um comentário:

  1. Fernando, parabéns pela crônica muito bem escrita e pela homenagem bem adequada num dia tão especial como hoje,12/12/2017, dia das crianças. Conheço muito bem a família, pois sou amigo e colega de trabalho de Kildere, pai e grande entusiasta das crianças. Acompanho o desenvolvimento dos dois no XADREZ desde o início. São talentos naturais e têm como ponto forte a disponibilidade e interesse dos pais, Kildere e Alissandra, que incentivam, orientam, disciplinam e viajam com eles para várias partes do Brasil para participarem de torneio e de campeonatos(inclusive, graças ao incentivo de Kildere, participei de dois com eles em 2017, o Bobby Fischer em João Pessoa e o Aberto de São Paulo).
    Acrescento, ainda, que os dois começaram a jogar na ADX, Academia Damasceno de Xadrez, em Natal, para onde levei Enzo, inicialmente há aproximadamente 02 anos.
    Na ADX, o primeiro professor de Enzo foi Átila Damasceno. Hoje, o professor de Théo ainda é Átila Damasceno, com quem ele faz aulas todos os sábados pela manhã, juntamente com várias crianças.

    Parabéns a Enzo, Théo, Kildere e Alissandra. O Xadrez do RN está muito orgulhoso de ter vocês como exemplo de família!

    ResponderExcluir