quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Lições do Mundial 2016!

Por Fernando Melo
Carlsen com o taça de Campeão do Mundo

O dia 30 de novembro de 2016 será eternamente lembrado pelos enxadristas do mundo inteiro. Data esta que brinda o genial Magnus Carlsen, com o melhor de todos os presentes que um homem pode receber no dia do seu aniversário: o título de Campeão do Mundo de Xadrez, que conquista pela terceira vez consecutiva!

A primeira parte deste Mundial, com as 12 partidas, terminou num empate de 6x6, com uma vitória par cada um e dez empates! Foi emocionante? Para mim, foi! A oitava partida, que Karjakin ganhou, "pagou o ingresso". A segunda parte, no tie-break, de quatro partidas, e que Carlsen ganhou por 3x1, a quarta partida foi espetacular e também "pagou o ingresso".

Termina o Mnndial e o balanço para mim é positivo, muito positivo, bastante positivo! Ganhou o favorito de muitos, certamente da maioria, na qual me incluo, pois faz tempo que acredito no potencial de Carlsen! Positivo, ainda, não devemos esquecer, pelo trabalho que deu o desafiante Karjakin.  A vitória de Carlsen foi assim glorificada, não apenas pelo mérito do próprio Carlsen, mas também pelo xadrez apresentado pelo russo Karjakin.

Mais uma vez o xadrez se abrilhanta perante o mundo. Muita coisa vai acontecer até o próximo mundial em 2018 e espero que a FIDE analise a sugestão do GM Yasser Seirawan de eliminar, na decisão pelo título mundial, partidas rápidas e blitz. Este é um tema importante que já está gerando muita discussão  e que merece a atenção de todos nós.

Por fim, parabenizamos Magnus Carlsen, que nos deu alegria e prazer e também parabenizamos Sergey Karjakin, um grande adversário que lutou bravamente. Viva o Xadrez!

2 comentários:

  1. Qual seria a forma de desempate caso seja retirada as partidas rápidas e blitz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://en.chessbase.com/post/seirawan-radical-solution-wcc2016-new-york

      Excluir