sábado, 19 de novembro de 2016

Lições da 6ª partida!

Por Fernando Melo

A melhor coisa que pode ter acontecido na sexta partida no Mundial 2016 realizada ontem. foi a presença do famoso economista norte americano e grande mestre Ken Rogoff que aparece na foto cumprimentando Magnus Carlsen, Os dois se conhecem, inclusive no tabuleiro, quando durante uma partida de blitz, tivemos como resultado o empate.

Pois é, porque a partida em si (uma Ruy Lopez empatada em 32 lances), foi fraca, abaixo das cinco primeiras. Já existe uma preocupação por parte de alguns analistas e observadores diretos do match, que esses seis empates seguidos (a metade do embate, já que são 12 partidas) tem um prejudicado: Magnus Carlsen. Na condição de campeão e precisando manter o título, Carlsen se sente pressionado, principalmente pela mídia, que sempre espera dele o melhor. Não é exagero dizer que ele é favorito, mas ocorre que Carlsen começa dar sinais de preocupação, uma vez que não consegue quebrar a defesa de Karjakin.

Por tudo isso, penso, e apenas penso, que Magnus Carlsen, já que hoje é dia de descanso, vem com tudo amanhã. Jogando de brancas, ele tem a vantagem de levar a partida para um jogo que ele quiser, desde que não perca a iniciativa. Se libertar da pressão e jogar o que ele sabe, mesmo consciente de que Karjakin está bem preparado e só tem a lucrar. É aquela velha história: o campeão tem a obrigação de vencer e para o desafiante qualquer resultado é lucro.

NOTA: Já que Carlsen joga de negras, e não de brancas como disse acima, o meu comentário fica portanto prejudicado no último parágrafo. Assim sendo, penso agora que Karjakin é quem tem de jogar com mais determinação para ganhar, já que o match está passando da metade...(FM)  

2 comentários:

  1. Carlsen é o campeão e considerado franco favorito pela maioria dos analistas e enxadristas do mundo inteiro.A pressão está sobre ele, como esteve nas costas de Anand, quando defendeu o título no seu Pais Natal. Eu achava que não o afetaria tanto, mas o fardo pesou mais do que o esperado.

    Vejo um Carlsen meio abatido, insatisfeito com o próprio rendimento, o contrário do Karjakin, que é só alegria e satisfação com o que tem apresentado até o momento.

    Perder é sempre duro, mas a sensação de ter perdido de ganhar uma partida pode doer mais ainda. Esperava que o Carlsen demonstrasse a sua supremacia nas partidas 3 e 4, não aconteceu, não conseguiu superar a maestria da defesa de Karjakin.

    Vale ressaltar, Kasparov disse que a resistência é a diferença entre um bom enxadrista e um enxadrista extraordinário. O Carlsen é um Enxadrista extraordinário, mas a resistência do Karjakin está fazendo a diferença.

    Vale lembrar, a sétima partida o Karjakin conduz as peças brancas.

    ResponderExcluir
  2. A quinta partida o campeão estava perdido!

    ResponderExcluir