quarta-feira, 24 de junho de 2015

Topalov terá sorte até o fim?

Um feliz Topalov, no centro, concede entrevista, após empatar com Caruana e se aproximar
do título do Norway Chess 2015 (Fonte: vídeo do site oficial)

O Norway Chess chega hoje a sua penúltima rodada reservando para Carlsen um papel secundário de apenas buscar diminuir o prejuízo no seu Elo FIDE e garantir uma posição mais honrosa na classificação final. Com sua boa vitória contra Grischuk e empates insossos ante Nakamura e Lagrave, nas 3 rodadas mais recentes, o campeão mundial, ao menos, largou a última posição e, com 2,5/7 pontos pode conseguir melhorar seu desempenho, se vencer Aronian e seu compatriota Hammer, nas duas rodadas finais. 

Quem brilha mesmo é Topalov, que, mesmo com uma excelente performance, ainda vem contando com uma boa dose de sorte no evento, como é próprio dos campeões! Depois de herdar uma inusitada vitória pelo tempo, contra Carlsen, na primeira rodada, ele venceu Hammer na 5ª rodada, num final fácil de tablas, em que, inexplicavelmente, seu oponente cometeu um erro estúpido, entregando o ponto de bandeja para o sortudo búlgaro.

Isolado, com 6/7 pontos, Topalov acumula +23 no Elo vivo e pode chegar ao seu recorde pessoal na próxima lista do ranking da FIDE. Ele está muito próximo do título, mas tem pela frente dois adversários diretos: Giri, com 4 pontos, e Anand, com 4,5 pontos. Quem também está na briga é Nakamura, com 4,5 pontos. Portanto, nada está decidido ainda, até a rodada de hoje. Um tropeço de Topalov pode colocar todos eles no páreo na rodada final de amanhã. Se bem que com a sorte a seu lado, as chances dos seus adversários ficam menores. Terá o líder essa aliada até o final do evento? É esperar, para ver!


Fonte: Chessbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário