quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ceará inaugura novo Clube de Xadrez

Senhora Ariane Saboya inaugura o Centro Enxadrístico Fred Saboya: 1. Cf3! (Foto: Federação Cearense de Xadrez)

É com alegria que vemos o Ceará abrindo um novo espaço para a promoção do xadrez na região. Trata-se do CEFS - Clube Enxadrístico Fred Saboya, deste que é um dos mais renomados e experientes jogadores do Nordeste.

Observamos pelas fotos nas redes sociais que o clube é um primor de lugar, bem decorado, confortável, com mesas, cadeiras e tabuleiros de ótima qualidade. Certamente que praticar o xadrez num ambiente assim traz muita satisfação para todos.

A inauguração do CEFS ocorreu no dia 26/04 com o a presença de familiares de Fred Saboya e primeiro lance de uma partida no local, 1. Cf3, efetuado simbolicamente pela senhora sua esposa, D. Ariane Saboya. 

O torneio inicial do novo espaço está em andamento, sendo válido para rating CBX/FIDE de xadrez clássico. Serão disputadas 7 rodadas, com a participação de 18 jogadores, dentre os quais fortes nomes do Ceará, com 13 deles possuindo Elo acima de 2000, o que proporciona um excelente Elo médio de 2069! 

O evento, que começou no último dia 27, vai até o dia 13/05 e distribui R$ 1.100,00 em prêmios. Já aconteceram 2 rodadas e a liderança atual está sendo compartilhada pelo MF Iung Pinheiro, Ignacio Barreto e Matheus Cavalcante, todos com 2 pontos. Hoje acontece a terceira rodada,  a partir das 16 horas. O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results (link).

Parabéns ao Ceará por essa grande iniciativa, que, sem dúvida, vem fortalecer ainda mais o xadrez daquele Estado e do Nordeste brasileiro.

Um comentário:

  1. O blog Reino de Caíssa destaca com muita propriedade a relevância da inauguração do CE Fred Saboya para o xadrez cearense e nordestino. Chego até a arriscar um palpite, quando imagino que o CEFS poderá evoluir para muito em breve promover uma competição assemelhada ao Memorial Capablanca (Departamento de Xadrez do BNB Clube/Fortaleza), que movimentou positivamente o xadrez regional por quase 30 anos. Queira Deus!

    ResponderExcluir