sábado, 26 de abril de 2014

Aniversário de Fernando Melo

Hoje é o aniversário de 69 anos do idealizador do blog Reino de Caíssa, Fernando Melo, meu pai, a quem homenageamos por essa data festiva.

Apesar da nossa natural suspeição, vemos em Fernando Melo o mais relevante nome da história do xadrez paraibano, não pela sua condição de bom enxadrista, mas sim por sua paixão pelo nobre jogo, cultivada em grande parte de sua vida e que ajudou a construir a força e o vigor de que desfruta hoje o xadrez de nosso Estado. 

Por isso é que antecipamos aqui, com 1 ano de antecedência, nosso desejo de realizar o mais forte torneio de xadrez entre paraibanos, em 26 de abril de 2015, em homenagem (em vida, se Deus quiser) aos 70 anos de Fernando Melo! 

A ideia foi lançada e já conta com a simpatia de alguns dos jogadores selecionados, dentre eles Ivson Miranda, para a surpresa e alegria de Melo, que só assim, veria se tornar realidade um desejo seu, de longa data, de ver o forte enxadrista campinense novamente numa competição de xadrez.

Vamos mesmo tentar prestar essa homenagem a Fernando Melo. Seria uma grande confraternização, com direito a almoço para os convidados, numa data com especial significado para o xadrez da Paraíba.

Mas isso é para daqui a 1 ano! Hoje também é aniversário de Fernando Melo e o blog Reino de Caíssa, que será sempre seu, deseja-lhe saúde para continuar no seu caminho de paz e felicidade, revelado nos seus estudos da Doutrina Espírita. Parabéns meu pai!

14 comentários:

  1. Fernando Sá toca fundo com essa homenagem. A ideia dos 70 anos conta com minha total solidariedade. "Se o homem lá de cima deixar", como diz sempre meu querido amigo Luis Soares de Macedo (91 anos), vamos sim viver essa homenagem! Obrigado, meu filho, suas palavras são generosas, também são verdadeiras. Me ogulha muito passar o bastão para você e para Silvio. Voces saberão, com o apoio e a graça de Dona Ana, manter viva a chama da Academia de Xadrez Caldas Viana e o Blog Reino de Caissa
    .

    ResponderExcluir
  2. Grande Fernando Melo, aceite os meu cumprimentos pelo transcurso de seu aniversário natalício. Muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fernando Antônio pelo seu aniversário!
    Concordo em absoluto com o seu filho quando o qualifica como o mais relevante enxadrista paraibano de todos os tempos! Xadrezista de "verdade", que tem o xadrez "no sangue" e que não apenas joga xadrez, como também incentiva, fomenta, organiza e divulga (blog e coluna jornalística). Muita saúde e vida longa ao patriarca do xadrez paraibano!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como se diz na Capoeira: Um salve ao Mestre Fernando Melo!

    ResponderExcluir
  6. Um dia muito especial para o xadrez nordestino, com certeza, Fernando Melo, receba os parabéns e sinta-se abraçado por toda a comunidade enxadrística nordestina, Feliz aniversário!! :)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns mestre Fernando. Muitos anos de vida e luz em seu caminho.

    ResponderExcluir
  8. Um erudito do xadrez, antes de mais nada! Parabéns Fernando Melo, pelo seu aniversário, que muitos outros estejam a caminho!

    ResponderExcluir
  9. Figura exponencial no xadrez paraibano, é respeitado por todo nosso Nordeste brasileiro. Homem culto e grande contador de "causos", além de jornalista, é possuidor de uma veia literária como romancista de ficção policial e biógrafo de vultos de nossa historia como Machado de Assis (q jogava xadrez, parceiro de Caldas Viana). Vida longa ao grande Mestre Fernando Melo. Feliz Aniversário.

    ResponderExcluir
  10. Querido Fernando, biógrafo de Bobby Fischer, a dívida que nós enxadristas temos com você é enorme. Se muitos paraibanos são COLEGAS DE ANAND, como vc sempre diz, devem a você. Sei que você ama o xadrez. Felicidade, paz, sucesso e Luz Divina são os meus votos a você.

    ResponderExcluir
  11. Grande Fernando, nosso "Dom Quixote de la Caatinga" do xadrez nordestino! Em outas décadas, as suas alucinações mantiveram acesa a chama desse vício delicioso que é jogar xadrez aqui na pequenina e, mais recentemente, ajudaram e impulsionaram o xadrez nordestino ( você, sem dúvida, será um dos responsáveis pela obtenção da norma de GM do Yago). Você contribui para que a vida de muitos viciados seja mais feliz ... inclusive a minha! Um grande abraço do seu admirador, torcendo para que você entre novamente em transe!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Fernando. Será um prazer jogar um torneio em sua homenagem. Vou começar a estudar desde já para não fazer feio. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Aos amigos acima, agradeço a generosidade e a certeza do vosso carinho!

    ResponderExcluir