quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Seção Caissianas - ESPECIAL



Hoje faz exatamente um ano que este blog passou a ser conduzido por mim, Fernando Sá, ante a decisão de meu pai, Fernando Melo, de, naquele momento, se afastar do xadrez, para se dedicar a outra nobre atividade (link). Reputo que a presente Seção Caissianas, portanto, é especial, ao trazer uma retrospectiva dos acontecimentos, nesse primeiro ano de nova gestão do Reino de Caíssa.

Naquele 17 de outubro de 2012 percebemos que este blog já estava consolidado como um respeitado canal de xadrez na internet, tendo conseguido uma legião de adeptos, que fez de sua leitura regular uma experiência rotineira para conhecer as principais notícias sobre o xadrez no Nordeste, e mesmo, sob certa perspectiva, de outras partes do Brasil e do mundo. O estilo leve, por vezes irreverente, mas, acima de tudo, apaixonado de meu pai, conquistara a simpatia de muitos enxadristas de diversos cantos do país. Os comentários no blog, os e-mails recebidos e as referências ao Reino de Caíssa em vários sites, demonstravam que os simpatizantes deste espaço virtual paraibano extrapolavam a fronteira do seu Estado de origem. Existia, portanto, um capital de cultura enxadrística que não podia ser descontinuado, em face da saída de Fernando Melo. O Reino de Caíssa tinha o dever de prosseguir.

Com esse espírito, e legitimado pelo vínculo familiar, resolvi assumir o comando do blog. Como disse o amigo Igor Macedo, oportunamente, celebrando nossa intenção: “Há decisões que são como uma missão em nossas vidas!” Verdade, Igor! Essa, para mim, era uma delas! A ideia era prosseguir com o mesmo modelo de meu pai, noticiando torneios, fatos relevantes do universo enxadrístico, datas comemorativas, enfim, matérias que tinham a virtude maior de promover o xadrez na nossa região.

Bem... Passado um ano, podemos dizer que o balanço nos parece positivo, acima de tudo por percebermos que o Reino de Caíssa continua atrativo e merecendo a atenção de muita gente. Decerto que não foi possível manter o estilo mais descontraído de Fernando Melo. A quantidade de postagens também não seguiu na mesma intensidade. Os textos ficaram um tanto mais longos. Ainda assim, o blog prosseguiu recebendo uma extensa gama de leitores. Se o contador do blogger estiver correto, calculamos uma média de 500 visitas diárias! A propósito, penso que esse número é bastante expressivo, capaz inclusive de merecer, até mesmo, a atenção de eventuais patrocinadores que quiserem associar sua marca ao nobre jogo, não acham? Mas, a despeito desse apoio (ou falta dele), vamos adiante!

Criamos algumas Seções fixas no blog, com a intenção de se garantir postagens interessantes e regulares. Foram elas: Seção A Minha Imortal, Seção A Arte do Xadrez, Seção 8x8, Seção Carlsen, Seção Caissianas e Seção Cumprindo a Lei. Porém, em virtude de uma agenda pessoal não raro tomada de compromissos, mas, sobretudo, diante da efervescência de grandes eventos a serem noticiados e acompanhados, acabamos por não conseguir manter a regularidade desejada dessas Seções, que ainda assim continuam, mesmo que de forma intermitente.

No apoio aos eventos enxadrísticos, nesse ano de nova condução do Reino de Caíssa, o destaque maior de atividade do blog foi, ao nosso ver, a divulgação e o acompanhamento do IV Memorial Bobby Fischer, cuja série virou tradição na Paraíba. Apesar dos incidentes posteriores para a oficialização da edição deste ano, foi possível realizá-lo a contento, com grande adesão de jogadores de diversas partes do Brasil. Também oferecemos fundamental e abnegado apoio à realização do Aberto Taça Cidade de João Pessoa, sob a batuta da CBX.

Vários foram os eventos internacionais que buscamos acompanhar, notadamente se neles estivesse participando o genial GM norueguês, Magnus Carlsen, número 1 do mundo e, decididamente, nosso maior ídolo dos tabuleiros, na atualidade! Quem não se lembra do extraordinário Torneio dos Candidatos? O evento passou para a história do xadrez, pelos jogos marcantes e desenlace emocionante, provando que um grande campeão também tem que ter sorte! Carlsen venceu, fazendo da disputa com Anand pelo título mundial no próximo mês um momento ansiosamente aguardado por todos, na expectativa, sejamos sinceros, de ver o jovem nórdico campeão mundial de xadrez! 

Por meio do blog, promovemos ainda os eventos da AXCV, cujas atividades também passaram para o nosso comando, após a clausura de Fernando Melo. Dentre esses eventos, destacamos o Master Paraíba de Xadrez, realizado ainda no final do ano passado, com grande aceitação do público enxadrístico local, e o Ativo de aniversário de 4 anos deste blog, ocorrido em fevereiro, especialmente no Hotel Ouro Branco, também bastante prestigiado.

Um parágrafo à parte há de merecer os nossos Ativos AXCV, que, com a bravura dos sócios contribuintes, somam, até aqui, 19 edições, garantindo a vitalidade do xadrez paraibano, na hospitaleira casa de Dona Ana! Não poderia deixar de lembrar, inclusive, que a edição seguinte dos Ativos AXCV, depois de amanhã, será válida para rating CBX e FIDE de xadrez rápido, o primeiro evento desse nível, sob nossa condução direta.

Enfim, percebemos que o Reino de Caíssa continua em movimento. Os desafios para mantê-lo, contudo, são imensos, em face dos nossos afazeres diários, das mais diversas ordens. Ainda que não falte motivação, não há como garantir que tenhamos fôlego para mais um ano de intensa e regular atividade no blog. O tempo dirá! A propósito, usei essa mesma expressão quando assumi este espaço naquele 17 de outubro de 2012. Ainda bem que ele, o tempo, mostrou, ao menos até aqui, que foi possível continuar!

Vamos prosseguindo e até desejando que Fernando Melo retorne ao blog! Por que não? Nesse período, entre aulas, conversas familiares, publicação de sua coluna semanal de xadrez e presenças em eventos (“intimado” que foi por gente da magnitude de Luís Macedo, Dra. Albanita e Dácio Gonçalves), ele demonstrou que não se afastou por inteiro da companhia de Caíssa e parece ensaiar alguns passos em direção a um possível retorno. Eu, particularmente, ficaria feliz em reaver o blog para o seu mentor, embora ele sempre declare, veementemente, quando o provoco para voltar, que o blog agora é meu! Não nutro, absolutamente, esse sentimento de posse! Com mais tempo e mais vocação, Fernando Melo haveria de retomar a maior vibração do Reino de Caíssa, inclusive atraindo de volta, quem sabe, muitos nomes nossos que andam distantes do xadrez, talvez até desestimulados pelo retiro de Melo, outrora apaixonado por ideias propulsoras para o nobre jogo.


É isso, então! Tivemos aqui um panorama das nossas atividades do blog nesse último ano. Como palavra final, fazemos uma saudação especial ao meu irmão camarada, Sílvio Sá, nosso “relações públicas”, que, com seu jeito autêntico e irreverente, traz mais vida e alegria ao blog. Agradecemos também o apoio e a colaboração de todos os amigos enxadristas que, de uma forma ou de outra, contribuíram e contribuem, para o xadrez paraibano e para o Reino de Caíssa. Penso até que teríamos potencial para grandes saltos se contássemos com a sensibilidade e a adesão de muitos outros jogadores de nossa terra. Quantos belos cenários enxadrísticos, que tanto nos fascina, poderíamos construir se nos fortalecêssemos enquanto grupo, não é mesmo? Ah se cada um de nós fosse um Joaquim Virgolino! Sonhos à parte, vamos adiante. Como diria aquele ditado: o futuro a Deus pertence! Oxalá, com muita saúde e xadrez, claro! Abraço a todos.

5 comentários:

  1. Parabéns!!! Fernando Sá, por esse primeiro aniversário, na condução do blog.
    Nos fez viajar nos tempos idos ao inicio do Reino de Caíssa, que nasceu dentro de um intuito eminente para organizações de eventos enxadrísticos.
    O blog surgiu da necessidade impulsiva na veia jornalística do Fernando Melo. Quando o Melo nos informou que iria descontinuar o blog, nos abateu uma tristeza sem precedentes.
    Quando disseste que iria assumir o blog, na ocasião tivemos várias duvidas se conseguirias mantê-lo, por sabermos que é uma missão que se faz necessária uma boa demanda de tempo, e, também, não sabíamos do seu potencial editorial. Agradabilíssima, surpresa!?
    Não canso de renovar o meu mais estimado apoio nessa sua missão abnegada na condução desse blog, informando e fazendo crescer o xadrez da Paraíba e, consequentemente, o xadrez do NE e o xadrez do Brasil.
    Parabéns, Fernando Sá... com a graça e benção de Deus, ainda devemos comemorar, essa data, por muitos tempos futuros.

    ResponderExcluir
  2. Temos, com este texto de Fernando Sá, um das mais belas páginas da história do blog Reino de Caí
    ssa. Nada mais me resta, apenas externar minha mais profunda certeza de que o novo responsável pelo blog, neste primeiro aniversário, dignifica e honra o xadrez paraibano, com o seu trabalho e o seu amor à arte de Caíssa. Parabéns, meu filho!

    ResponderExcluir
  3. Fernando Sá, ficaste bem na foto e na escrita. Lindo texto. Parabéns pelo primeiro aninho de vida do blog
    no se comando. Você o conduz com muito brilhantismo. Como eu, e muitos outros, leitores assíduos deste
    blog, desejamos que ele continue por muitos anos, seja no seu comando ou de qualquer pessoa de sua
    família. O blog Reino de Caíssa já tem a identidade de vocês. Só não pode acabar pois perderíamos um
    pouco do encanto do xadrez.
    Parabéns, e que Deus os abençoe, família Reino de Caíssa!!!

    ResponderExcluir
  4. O reino é de Caíssa, mas o seu atual regente é o competente Fernando Sá de Melo, talentoso como jogador e como escritor. A capital deste reino fica localizada na Av. Umbuzeiro, n.º 52, em Manaíra - João Pessoa, e nós somos os seus súditos... como costuma acontecer nas monarquias hereditárias, Fernando Melo passou a condução do blog a Fernando Sá, e este, esperamos, será substituído um dia pelo seu filho, de modo a fazer com que este "reino" tenha uma longa existência e contribua para o entretenimento e a (in) formação de muitas gerações de enxadristas, dentro e fora do nosso estado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos que aqui se manifestaram, com palavras gentis e estimuladoras! Valeu, pessoal! Abraço.

    ResponderExcluir