quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Seção Cumprindo a Lei - AI Antonio Bento explica!



Como fonte para a Seção Cumprindo a Lei deste blog, reproduzimos um link para matéria encaminhada por nós ao AI Antonio Bento, que reputou a ocorrência interessante e a disponibilizou hoje na coluna Questões de Arbitragem da CBX. 

Trata-se de um caso que suscitou dúvida entre os presentes no Blitz de Campina Grande, realizado no último dia 18/08, no Shopping Boulervad. Veja neste link o que aconteceu e os comentários de Bento. 

Um detalhe: embora na matéria, não haja menção de que o fato ocorrera numa partida de blitz, a informação consta no e-mail enviado a Bento, pedindo-o para esclarecer esse caso. 

7 comentários:

  1. Excelente questão, a pouco tempo fiz um curso de arbitro iniciante pelo portal EAD(Educação a Distancia) o mesmo é reconhecido pela CBX. Para nós, jogadores ativos, é de suma importância que façamos um curso deste, nem que seja só a titulo de conhecimento, para seguirmos os caminhos corretos da regra durante um torneio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Matéria muito interessante devido ao mito ''Peça tocada peça jogada'' que até hoje pensei que era dessa forma. No calor da partida pra mim foi um alivio o abandono pois eu tinha 5 segundos contra 8 e pra mim era questão de tempo a derrota, embora não tivéssemos tempo para concluir a partida.

    ResponderExcluir
  4. Faltou esclarecer se cabe ou não punição ao jogador que cometeria o lance ilegal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não houve lance irregular no caso aqui tratado, pois a peça tocada não poderia ser jogada, visto que colocaria seu próprio rei em xeque. A questão de lance irregular é de outra natureza, na qual, ocorrendo, caberia as punições previstas na lei do xadrez, a depender do ritmo de jogo. No Relâmpago, por exemplo, lance irregular significa perda da partida, caso haja reclamação nesse sentido pelo adversário.

      Excluir
  5. Esta regra é válida para todas as modalidades do xadrez? No caso do Blitz é diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim, Carlos Pinto. Nos Apêndices das Leis do Xadrez que regulam as partidas de xadrez relâmpago, e também as de xadrez rápido, essa situação não é retratada, razão pela qual o problema abordado deve ser visto à luz das regras de competição. Portanto, a condução da arbitragem para o caso narrado deve ser a mesma.

      Excluir