domingo, 7 de julho de 2013

Iack vence Aberto de Natal

MF Iack Macedo (esq.) conquista Aberto de Natal

O MF potiguar Iack Macedo foi o campeão do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar que terminou nesta noite, em Natal. Com uma campanha bastante sólida, Iack chegou isolado na frente, com 5,5 pontos em 6, garantindo o título ao empatar na última rodada com o cearense Matheus Cavalcante, que acabou em terceiro lugar, com 5 pontos. Além de Iack, garantiu vaga para a Semifinal do Brasileiro, o baiano Luciano Zallio, o vice-campeão do evento, com 5 pontos e melhor desempate que outros quatro jogadores com mesma pontuação. Entre os paraibanos, o melhores classificados foram Arthur Olinto e Renato Araújo, que somaram 4,5 pontos. Arthur alcançou a premiação da 10ª posição. Vale registrar ainda a participação vitoriosa de dois jogadores potiguares. O primeiro é o talentoso Marcio Jordão Barbosa que tem muito mais jogo do que revela o seu atual rating de 1881. Ele chegou em 7º lugar, com 4,5 pontos e mais 38 pontos no seu Elo FIDE. O outro é Diogo Roger de Sousa Simão (1891), cuja 16ª posição, com 4 pontos, foi marcada por uma campanha incrível, com direito a um empate com o MF Paulo Jatobá (2416) e 2,5 pontos conquistados em 4 contra outros adversários com rating acima de 2100. O resultado foram notáveis +61 de Elo FIDE. Veja aqui a classificação final do Aberto. Por último, destacamos a organização impecável do torneio, que faz da família Macedo uma referência na condução dos eventos enxadrísticos da região.  A combinação de simplicidade, seriedade e eficiência mostra que podemos ter ótimos torneios sem muitos holofotes e discursos inflamados. Parabéns aos organizadores e aos vencedores do Aberto de Natal. Termina assim mais uma grande confraternização do xadrez brasileiro. A próxima parada é aqui na capital paraibana, entre os dias 2 e 4 de agosto, no Aberto Taça de Cidade de João Pessoa, promovido pela CBX. Até breve!

9 comentários:

  1. E vcs acreditam que Diogo Roger atualmente esta desempregado, é de família muito humilde e não faz parte do quadro de monitores do Projeto Xadrez nas Escolas de Macaíba. Ele não teve patrocínio algum por parte da prefeitura para participar do torneio e só participou porque faz parte do NEM(Núcleo Enxadrístico de Macaíba)e dois de nossos integrantes arcaram com suas despesas de inscrição, alimentação e transporte.

    ResponderExcluir
  2. o Diogo foi revelação do torneio tendo excelentes resultados. Se vence Jabotá? iria na final com Iack com chances de ser campeão !!!! Se iria ser campeao ou não? É outra coisa...mas tava no embalo....esta história de rating fide formado com pontuação baixa, não quer dizer ABSOLUTAMENTE NADA ! Não existe partida fácil....com era dos programas que temos hoje na internet.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o Diogo é um jogador muito talentoso. Curiosamente, ele enfrentou os 3 jogadores mais fortes da delegação paraibana : Eu, Renato e Fernando; teve o notável desempenho de 1,5/3 contra 3 jogadores acima de 2100. O rapaz tem um felling pro jogo. Desejo o melhor pra ele!

    ResponderExcluir
  4. A partida de Jatobá e Diogo, Diogo tinha um peão a mais e Jatobá tinha dois peões no centro dobrado com bispo de cores iguais. Lado de fora do aquário o comentário era que Diogo estava ganho mas dizer de boca é fácil.... Não cheguei olhar a posição. Contudo, ganho ou não, diogo me falou que estava bastante cansado e achou bom o empate.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o torneio vale ressaltar a rapadura, que estava mais uma vez presente em um torneio no Nordeste. Já tinha estado no Nordestão, e agora estava em um vaso no Aberto Potiguar. É a força do xadrez do Nordeste sintetizada na rapadura. Como bem disse o Fernando, um belo torneio, coisa de fazer inveja para quem tem poucos torneios na cidade.

    ResponderExcluir
  6. Obg Arthur Olinto melo_43 e a tds,
    vou treinar mais ainda p/ fazer bonito em outros torneios!
    He meu amigo Jussier falou td verdade, estou desempregado sou d familia muito humilde e ñ tenho patrocínio d Prefeitura nenhuma, Graças ao meu amigo Jussier Cabral e Flavio Bezerra q participei do torneio, agradeço novamente a eles por td...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com os colegas, o Diogo Roger é realmente um jogador promissor, de estilo clássico, abrindo o jogo com 1. e4... tomara que consiga logo uma atividade remunerada em que sua habilidade enxadrística seja aproveitada, como monitor de xadrez, por exemplo. Quando à partida contra Jatobá, ele estava totalmente ganho! Estrutura de peões melhor e maioria de peões na ala da dama... eu não aceitava empate naquela partida nem se tivesse jogando contra Rafael Leitão! rs...

    ResponderExcluir
  8. segundo o Diogo, a partida contra Jatobá, restava 20 minutos..muito embora com os acréscimos....mas foi por causa da pressão também que ele cedeu o empate. Se vence Jatobá? Pegaria Iack com chance de ser campeão ! Se era campeão? Não dava para saber....Contudo, seria maior revelação do torneio de todos os tempos. Não pelo xadrez apresentado e sim pelo rating em questão !

    ResponderExcluir
  9. completando....pelo xadrez também....mais o que causou mais espanto da galera foi o rating de diogo. Ele demonstoru ter força acima de dois mil e pouco...tivesse rating acima de dois mil e pouco, a galera não ficaria tão " espantada".
    Está provado que rating é besteira.....que vale é a força do jogador.....uns formam baixo e depois começa a progredir.
    Temos vários exemplos pelo nordeste! Firmo, Jordão, Diogo, etc....

    ResponderExcluir