quarta-feira, 26 de agosto de 2020

FPBX cancela o Mem. Bobby Fischer de 2020

A Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) comunica aos enxadristas em geral que, por deliberação de sua Diretoria, resolveu cancelar o XI Aberto do Brasil – Memorial Bobby Fischer (XI MBF) que estava marcado para março do corrente ano e que fora adiado, em princípio para novembro próximo, em razão da pandemia do coronavírus.

A decisão decorre da permanência do quadro de incertezas associado à pandemia, notadamente em razão da ausência de uma vacina no curtíssimo prazo, que pudesse conter o vírus até a nova data que foi pré-agendada para o evento. Ao contrário, o que se observa, no atual momento, a menos de 3 meses do que seria a realização do torneio, é a manutenção da gravidade do contexto sanitário, com a persistência da média diária de cerca de mil óbitos no país, provocado pelo covid-19.

Diante de tal cenário, não restou outra alternativa à FPBX senão a de cancelar em definitivo o XI MBF em 2020, a fim de preservar a saúde dos enxadristas e de seus familiares, bem como para evitar o provável esvaziamento do torneio, ante o previsível e fundamentado receio da maioria dos jogadores, já sinalizado por alguns deles mais próximos, em participar do evento diante desse sentimento de temor e de incertezas.

Vale dizer, por outro lado, que fica resguardada a possibilidade da realização desta edição do MBF, em 2021, em data a ser ainda definida, no caso do restabelecimento da normalidade sanitária no país.

Os jogadores que já estavam inscritos no XI MBF poderão requerer, a qualquer tempo, a devolução do valor da sua inscrição, pelos mesmos canais utilizados no ato da inscrição. Aqueles que não o fizerem, seguirão, porém, com a inscrição garantida para a edição desse torneio que vier a ser realizada no próximo ano.

No tocante às reservas de hospedagem já realizadas no local do evento, as mesmas estarão asseguradas para o próximo MBF que vier a ser realizado, em data ainda indefinida, nos termos da legislação vigente, e segundo informações obtidas junto à gerência do Littoral Hotel, condição essa que deverá ser confirmada diretamente pelos interessados junto ao Hotel, por meio do número de contato contido no Regulamento do evento (disponível ao lado).

No mais, a direção do torneio coloca-se à disposição dos interessados, nos canais disponibilizados pelo Regulamento do Torneio (link na coluna ao lado do blog), para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.


Diretoria de FPBX

Agosto /2020

Um comentário: