domingo, 13 de outubro de 2019

O bonde da história!

Por Fernando Melo*

As inscrições continuam abertas até o dia 13 de novembro, exatamente daqui a um mês.Não perca a oportunidade de poder participar do Aberto do Brasil - I Torneio Memorial Machado de Assis 2019 (MMA), que será realizado no Littoral Hotel, na praia do Cabo Branco, nesta cidade de João Pessoa, entre os dias 15 a 17 de novembro, encerrando a Semana Machado de Assis.(No sábado, pela manha,dia 16, vamos ministrar no local do torneio, palestra sobre a Escravidão na obra de Machado de Assis) 

Quem olhar um pouco a historia do xadrez nacional vai constatar que este é o torneio mais simbólico que se tem notícia, por homenagear no cenário nacional o escritor mais importante da literatura brasileira.

Como se não bastasse tal assertiva, esse evento além de ser o maior em prêmios sob a responsabilidade da Federação Paraibana de Xadrez, valerá como Semifinal do Campeonato Paraibano, considerando que os cinco coestaduanos melhor classificados no MMA irão se juntar com o atual campeão paraibano, para a fase Final, que será entre os dias 13 a 15 de dezembro próximo.

E não fica por aí. Tem mais novidades no MMA . Pela primeira na historia do xadrez paraibano, num torneio absoluto (homens e mulheres), as mulheres terão direito a um pódium, com as três primeiras colocadas recebendo uma premiação total de 1000 reais.

Outra iniciativa feliz,é que todos os participantes (vagas para 140 enxadristas) receberão um exemplar dos livros de Machado de Assis (romance ou contos), numa iniciativa do Projeto Machado de Assis, que tem o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez(CBX) e da Federação Paraibana de Xadrez(FPBX).


Temos também a satisfação deste evento poder homenagear a memória do saudoso advogado e enxadrista Gildemar Pereira de Macedo (1937-1992), cujo troféu de campeão levará o seu nome. Gildemar será representado na mesa de encerramento pelo seu filho, advogado Erick Macedo, A viúva Afra Dantas Macedo se fará presente com toda sua família.



Por fim, convocamos a todos os enxadristas, inclusive os pessoenses e campinenses, cuja inscrição até o momento encontra-se um pouco aquém do esperado, tal o grau de importância deste Memorial, para que não percam o bonde da história!


(* Fernando Melo é jornalista, presidente da Federação Paraibana de Xadrez, diretor do Aberto do Brasil - I Torneio Memorial Machado  de Asis e coordenador do Projeto Machado de Assis)

2 comentários:

  1. Não possuo rating, posso participar?

    ResponderExcluir
  2. Pode sim, mas será necessário pagar também a anuidade da CBX. Abraços, Luiz Tomaz.

    ResponderExcluir