domingo, 12 de maio de 2019

Quem ganha em Recife?

Por Fernando Melo

Faz tempo que acredito que o Grande Mestre tem algo mais do que um jogador de torneio, que joga pelo prazer de jogar. E não é o conhecimento de abertura, estratégia, táctica ou final. Isso todo mundo sabe que o GM tem de sobra.O algo mais que acredito é o sangue frio!  O GM joga para ganhar! No torneio de Recife, em andamento, o GM Darcy Lima empatou com o cearense Fred Saboya, na  3ª rodada e de primeiro caiu para 5º lugar. Agora na 5º rodada, em andamento, Darcy está em terceiro e joga na segunda mesa.

Falta assim duas rodadas. Quem está na frente  é o GM Yago Santiago que enfrenta Alexandro Barros, ambos com 4 pontos, enquanto o GM Darcy Lima enfrenta Rafael Cabral, ambos com 3,5.
Vamos admitir que os dois GMs ganhem essas partidas da quinta rodada. O que vai ocorrer na ultima rodada? Os dois, exatamente os dois GMs ,vão se enfrentar! Em Esperança-PB houve esse confronto e Darcy levou a melhor. Caso Darcy ganhe, é o quarto torneio que ele ganha seguido em menos de dois. O primeiro foi no Uruguai, o segundo o Bobby Fischer . Depois, Esperança, e agora Recife, caso minhas previsões estejam certas.
E como o ano 2019 ainda vai longe, não duvido nada que  ele ganhe o "Machado de Assis", em novembro. Vai receber uma premiação considerável, além do envelope com 1.500 reais, o Troféu Gildemar Pereira de Macedo, a Medalha Dom Casmurro  e  um exemplar de Dom Casmurro. A próposito, os 10 primeiros colocados vão receber Medalhas personalizadas com os nomes dos romances de Machado de Assis. Medalha Braz Cubas, Medalha Ressurreição, Medalha Quincas Borba, e assim por diante, E todos os 10 receberão também um exemplar do romance Dom Casmurro!
E para encerrar, lembrando que esta será a primeira vez que as mulheres serão destacadas em um Torneio Aberto no Brasil. Teremos prêmios para as três melhores classsificadas. A melhor pontuada no torneio, rcceberá 500 reais e o Troféu Capitu (protagonista do romance Dom Casmurro), a vice campeã, 300 reais e a Medalha Lívia (protagonista do romance Ressurreição) e a terceira classificada 200 reais e a Medalha Flora, do romance Esau e Jacó.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário