domingo, 5 de agosto de 2018

A AXCV era assim!


A Academia de Xadrez Caldas Vianna (AXCV), reduto aconchegante de Caíssa, nos seus primórdios, na década de 70... Reparem os detalhes: a qualidade das mesas de madeira, as cadeiras também de madeira, os relógios analógicos, os cinzeiros, o muro baixo, o modelo do carro estacionado, o menino na frente do terraço (talvez eu!)... Em primeiro plano, o nosso saudoso Abdias Sá, ex-presidente da FPBX e irmão de D. Ana, nossa querida matriarca! E lá se vão quase 50 anos!

5 comentários:

  1. Caro Fernando aproveitando o momento, gostaria de saber qual era o bar chic na J oao M achado que tinha xadrez gamao e dama, estive uma vez com Luismar,ANtonio Lins, TAles Lins irmaos de Franklin.
    Lembro que era fechado, no ar condicionado e poltronas confortaveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve uma época, não lembro bem o ano, que Ronaldo Minervino tinha um bar assim chic, não lembro bem o nome, sei que era em inglês. Acredito que seja esse.

      Excluir
  2. Fernando e outro detalhe é que o branco acabou de jogar h4!, sacrificando o cavalo. Se o preto capturar, tem hxg5, seguido de g6 e mate em h7.
    Boa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que detalhe, hein! Só mesmo um MI para ter tal sacada!

      Excluir
  3. Devia se interessante para os transeuntes que olhavam pelo portão aberto e muro baixo, e viam as batalhas sendo travadas por pensadores e suas míticas peças de madeira!

    ResponderExcluir