domingo, 3 de setembro de 2017

E tome empate!

Por FERNANDO MELO
(Dedico este artigo a Mestra Ana Maria Sá de Melo)


Beleza e brilho na abertura da Copa do Mundo na Georgia.
em contraste com as partidas na primeira rodada

Começou a Copa do Mundo! Em seis partidas concluídas até agora, todas terminaram empatadas! Empates rápidos? Sim, claro. Meu Deus, como Bobby Fischer faz falta! Os home tão jogando para empatar na primeira, não se desgastar, e meter bronca na segunda. Ou seja, o mais forte quer ganhar do menos forte na segunda partida. Não era bom que perdesse! 

 O francês Vachier-Lagrave, que tem 2789 de ELO empatou em 22 lances com o um MI de nome enciclopédico com 2455 de ELO. O que quer Vachier? Mandar esse tal de Muhamnad Khusenkhojaev, voltar logo para o Tajquistão, na Asia Central, de onde nunca devia ter saído. Mas se acontecer uma bela zebra, certamente o francês não vai querer pular da Torre Eifel, agora pintada com as cores do Brasil, por um motivo que todos devem estar sabendo, já que a mídia é escrava do futebol e carrasca do xadrez. Já teve governador aqui na Paraíba que dizia ser o xadrez jogo de comunista, e comunista perigoso que come criancinhas!

O fato é que a Copa do Mundo é emocionante, apesar dessas "fraquezas", quando os grandes jogam pensando no ponto e não no lance. Vamos aguardar as demais partidas, afinal são 64 e só temos noticias de 6. Falta muito empate ainda, ou será que esse panorama vai mudar? Pelo andar da carruagem, muda não senhor. Quer dizer que devemos saudar o empate? Viva o empate! É isso? Coisa nenhuma, gosto disso não! Mas, vamos andando, a vida continua!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário