quinta-feira, 9 de março de 2017

Os 74 anos de Fischer!

Por Fernando Melo


Hoje, 9 de março, é o 

aniversário de nascimento de Bobby Fischer. Nove anos atrás ele deixava esse mundo material e foi viver numa colonia espiritual, onde está imortalizado para todo o sempre. É com grande prazer, intensa alegria e um forte grau de emoção que tenho um presente para os leitores e amigos enxadristas de todo o Brasil.

No próximo ano, o 9 de março  será especial, muito especial, bastante especial! Nos 75 anos de Bobby, que cai numa sexta-feira será o início do IX Memorial Bobby Fischer. que esperamos contar com a mesma direção das ultimas edições, ou seja, Fernando Sá e Igor Macedo, com o apoio de Luis Paiva, da Federação Paraibana de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez e, principalmente, com a participação de um bom número de enxadristas de todo o país! Se até lá, o Homem lá de cima permitir, quero estar presente e sentir mais essa forte emoção!

Mas eu falei em presente. A gente quando tem um presente é como ter um segredo que guarda  para alguém que a gente gosta, aprecia e quer. Portanto não vou dizer do que se trata precisamente, mas posso adiantar que comecei a sonhar com ele no dia de hoje. Tenho um ano inteiro para fazer com que esse sonho se torne realidade. Não será um presente qualquer, desse descartável, que a gente gosta, ama, guarda por um tempo e depois esquece, porque a vida nos leva a lembrar de outros feitos do dia a dia. Mas esse presente que estou a sonhar pode mexer com muita gente, e no sentido positivo.

Devo parar por aqui, estou falando demais e talvez abrindo brecha para que o segredo seja desvendado antes da data marcada. No momento, neste dia, o importante é lembrar com estima os 74 anos de Bobby .   Por tudo que ele fez e continua a fazer na inspiração aos enxadristas do mundo inteiro, todas as homenagens pela grande conquista e pelo grande feito de ser um dos maiores responsáveis pela dignidade que o xadrez internacional hoje desfruta.   

3 comentários:

  1. Ele nasceu e morreu no ciclo de Peixes.....

    ResponderExcluir
  2. Quase que ele nasceu no Dia Internacional da Mulher!
    Acho que ele morreu nove anos atrás(17.01.2008) no ciclo de Capricórnio. Será que tô certa?
    Seu signo de nascimento, realmente, é peixes.

    ResponderExcluir
  3. Isso, Céu! Você esta certa. Foi em 2008! Vou retificar!

    ResponderExcluir