quinta-feira, 23 de março de 2017

Korchnoi!

Por Fernando Melo
Korchnoi (E) com seu maior rival: Karpov

Victor Korchnoi começou a jogar xadrez aos 14 anos e assim foi, só deixando após 70 anos de atividade ininterrupta. Ninguém fez tanto em número de partidas oficiais: 4.415! Karpov, por exemplo, tem um saldo de 3.561 partidas, enquanto Kasparov chega a 2360. 
Hoje, 23 de março, é o aniversário de nascimento desse grande jogador russo, que terminou seus dias como cidadão suiço. Ele nasceu em 1931 e faleceu ano passado, aos 85 anos.

Vivi aquela época em que Korchnoi disputou contra Karpov partidas homéricas pelo Camnpeonato Mundial edm 1978 e 1981. Lembro que o Mundial de 1981 foi jogado nas Filipinas, na cidade de Baguio. Nessa época eu trabalhava no jornal A União, como editor de política e tinha uma coluna diária de xadrez, quando não existia internet e os jornais do Sul pouco falavam de xadrez. Para acompanhar as partidas eu me servia do teletipo do jornal (não existe mais) e os lances chegavam de três em três. No match de Baguio, eu estava acompanhado, a meu convite, de Paulo Luna (um jogador talentoso que, infelizmente, deixou a Paraíba e de quem nunca mais tive noticias).  


Aconteceu um caso difícil de esquecer mas o detalhe principal não lembro agora, ou seja, qual foi a partida em que Korchnoi cegou um mate, e eu e Paulo vimos aqui, com o tabuleiro armado. O mais curioso vem agora:


No outro dia, o jornal A União estampava na sua página de esporte o seguinte título: Korchnoi cega o mate! Pois bem, o Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, sem saber o titulo de A União, publica na manchete: Korchnoi cega o mate!

Momentos assim são inesquecíveis e sinto uma imensa saudade do xadrez que se usava a cabeça para pensar, e não a máquina, como hoje! Sou a favor do xadrez romântico, e como diria meu amigo Ivson Miranda: o velho sonhador, um dos últimos remanescentes da escola de Don Quixote! 

2 comentários: