terça-feira, 26 de abril de 2016

Dia de Melo, dia do xadrez paraibano!

"O xadrez paraibano tem um nome: Fernando!" Assim disse Ivson Miranda, por ocasião do nosso aniversário, no último dia 18, num gesto de generosidade para conosco, mas principalmente pela sua reconhecida admiração pelo Fernando pai, o Fernando principal, o Fernando Melo... Assim, pedimos licença ao ilustre enxadrista campinense, para ficarmos à margem de sua homenagem, a fim de celebrarmos aquele cujo nome, no nosso sentir, verdadeiramente se confunde com a força e a história do xadrez paraibano! Hoje é o Aniversário de Fernando Melo, que completa 71 anos de idade. Hoje, portanto, é dia de comemoração do xadrez paraibano! Quem não conhece o estilo inquieto de Melo, que o faz semeador de ideias sonhadoras para o xadrez, ao tempo em que, noutro momento, resolve se recolher na sua interioridade, num movimento que é próprio de quem é movido pela paixão pelo que faz? Nessa dinâmica, o xadrez paraibano ganha impulso numa hora, para depois experimentar algum período de calmaria... Até tentamos "não deixar a peteca cair", mas que, com Melo, o xadrez é mais xadrez, disso ninguém duvida! Parabéns, meu pai. Nós, seus filhos Sílvio e Fernando, sua esposa Ana, verdadeira companheira de todas as horas, e seus netos, Daniel e Maria Rita, desejam-lhe muitas oportunidades de continuar desfrutando da alegria de viver no Reino de Caíssa! Afinal, como você gosta de dizer: o xadrez tem o poder de fazer as pessoas felizes! Salve o dia 26 de abril! Dia de Fernando Melo! Dia do Xadrez Paraibano!

15 comentários:

  1. Depois do belo texto de fernando filho, quem sou eu para escrever algo? Só me resta agradecer ao trio (pai/mãe/irmão) por manter firme e forte o chess paraibano durante longos anos...e desejar parabéns ao meu pai ! Saúde ! Paz ! Felicidadesss e como de costume falo JUÍZO ! Viva as 64 casas...A bird principalmente !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernandão. Que esta data se reproduza por muitos e muitos anos. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mestre,desejo-lhe saúde e sorte,no último dia 23 fizeram aniversário meu irmão Wágner e Marcos Valério,abraços peixada forte.

    ResponderExcluir
  4. O Xadrez Paraibano tem um nome - FERNANDO! Parabéns, Fernando, e um agrande abraço no seu filho Fernando.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fernando f4 Melo, o Xadrez Brasileiro precisa de mais pessoas como vc.

    ResponderExcluir
  6. Sílvio, você é o peão da família e quão é importante, pois é a única peça que pode se promover.
    Fernando, que Deus derrame chuvas de bênçãos em sua vida, proporcionando-lhe saúde, paz e
    felicidades! Faça da alegria que sua família e amigos lhe transmitem nesse dia, a raiz que
    sustenta a sua vida e que a bird lhe possibilite altos voos. Feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  7. Na minha juventude, li diversos autores, entre eles o romancista e memorialista russo Ilya Ehrenburg, e nunca esqueci de uma frase em um dos seus livros: "Com o passar dos anos, amei Roma"! O que faz a gente amar uma cidade, uma pessoa, é aquilo que ela pode nos ensinar. Por isso posso dizer, na altura dos meus 71 anos, que com o passar dos anos, amei o xadrez! Quero agradecer a Fernando Sá pela manifestação calorosa de generosidade. Ele sabe do reepeito que eu tenho por tudo que ele fez e faz. Acredito na sua capacidade por se tratar de um homem responsável e correto! Agradeço ainda a todos que aqui manifestaram os votos de parabéns, a Silvio, João Leite, Douglas, Ivson, Jussier e Céu! Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Fernando Melo, os amantes do nobre jogo reconhecem os inúmeros serviços prestados por você ao xadrez paraibano ao longo de décadas, e celebram sua existência. Vida longa ao Rei do Reino de Caíssa!

    ResponderExcluir
  9. O Mestre Silvio me fez lembrar o romance do Francês Alexandre Dumas: Os três Mosqueteiros, que na verdade eram quatro (este provido tal qual o peão no jogo dos Reis). Pois bem, sendo quatro ou mais o importante é que temos uma referência no Xadrez da Paraíba: o Mestre Fernando A Melo. Parabéns pelo seu natalício, nesta data, e por que não o dia do xadrez Paraibano? Sim, a historia comprova. Vida longa Mestre, saude e paz.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Mestre Fernando!! Merece todas as homenagens.O xadrez da Paraíba e do Nordeste lhe agradece.Grande abraço.
    Eugenio Seve

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Fernando "Bird Fischer" de Melo!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Fernando "Bird Fischer" de Melo!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, senhor Fernando. Algum site transmitirá amanhã o Ultimate Blitz Challenge? Torneio de blitz em duas rondas (dias 28 e 29/04), com a participação de Kasparov, Caruana, Nakamura, Hikaru e So.

    ResponderExcluir
  14. Achei o site: http://www.uschesschamps.com/2016-us-championship-news/ultimate-blitz-challenge-garry-kasparov
    Parece que os jogos começam as 12:50 pm (em Saint Louis?) Que horas dá isso no Brasil?
    Os deuses do xadrez deram esse presente ao senhor Fernando: Kasparov (obviamente fora de forma)enfrentando Caruana, Nakamura e So. Ainda assim, sou mais o talento do maior de todos os tempos.

    ResponderExcluir