terça-feira, 23 de junho de 2015

E se o dia mais feliz da sua vida acabar?

Kasparov - Doctor Honoris Causa da Universidade de Saint Louis (Foto: Chessbase)

Assim questionou Kasparov no seu discurso para jovens graduandos, quando ele foi agraciado com o título de Doctor Honoris Causa, no mês passado, pela Universidade de Saint Louis, em Missouri (EUA), cidade que vem se mostrando uma parceira generosa do xadrez, com eventos como o Sinquefield Cup e o recente match de Kasparov contra Short, num breve e bem sucedido retorno aos tabuleiros do ex-campeão mundial. 

Eis o trecho em que Kasparov lança sua desconcertante indagação:

---------------
“Quando ganhei o campeonato mundial em 1985, eu tinha 22 anos e foi o maior dia da minha vida. Eu imagino que, hoje, é esta a sensação para muitos de vocês. Você é jovem, você é forte, e você tem um objetivo de longo prazo em suas mãos. Nesse dia, em 1985, aconteceu uma coisa estranha. Eu estava ali, de pé no palco, ainda com as minhas flores e medalha, a pessoa mais feliz do mundo... Quando fui abordado por Rona Petrosian, a viúva de um ex-campeão mundial dos anos 60, Tigran Petrosian.

Eu estava esperando os mais fervorosos parabéns, mas ela tinha outra coisa em mente: ‘Jovem, eu sinto pena de você’ Ela disse. O quê? Pena de mim? Pena de mim? O mais jovem campeão mundial da história, no topo do mundo? ‘Eu sinto pena de você’, ela continuou, ‘porque o dia mais feliz da sua vida acabou’ Uau, eu não podia acreditar! Mas, quando eu superei meu choque comecei a me perguntar: e se ela estiver certa? E embora eu não tivesse pensado mais sobre isso no dia da comemoração, vim a perceber que Rona Petrosian tinha me dado uma nova meta de vida: provar que ela estava errada! Agora eu percebo que ela me fez um favor naquele dia e, por isso, pergunto a vocês: E se o dia mais feliz de sua vida acabar?"
---------------

E sua reflexão faz mesmo sentido, quando se olha para sua história de vida.

Sua energia vital não esmaeceu após conseguir o ápice de sua profissão, sagrando-se campeão mundial em 1985 e mantendo-se no topo por 15 anos, quando passou a coroa  do xadrez mundial para Kramnik em 2000, vindo a se aposentar das competições em 2005.

Kasparov, a partir de então, traçou objetivos pessoais para seguir motivado em busca de outras conquistas grandiosas em sua vida, mostrando-se um sujeito vivaz e eloquente em todas as suas aparições públicas. Ainda no universo caissiano, criou a Fundação Kasparov e viajou pelo mundo, disseminando sua iniciativa de promoção do xadrez. Enveredando pela política lançou-se, outrora, como feroz opositor ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, que o levou até mesmo ao cárcere em 2012.

E apesar do poder do adversário, Kasparov segue altivo, como se nota no lançamento em breve do seu livro Winter is Coming (O inverno está chegando), onde mostra, no seu entender, as ameaças que Putin e "os inimigos" representam para o mundo  livre.

O ex-campeão mundial também procurou exercer sua liderança na cúpula do xadrez internacional, quando lançou-se candidato à presidência da FIDE, no ano passado, mas não logrou êxito. Não se duvide que ele persista no seu propósito de comandar a entidade máxima do nobre jogo

Como se nota, o incansável "Ogro de Bakú" segue sua receita de continuar buscando seus sonhos, acreditando que o dia mais feliz de sua vida pode ser uma eterna construção, traduzindo mais no caminhar, do que exatamente no ponto de chegada!

Que fiquemos então com essa lição do nosso eterno campeão mundial...

Veja nos links abaixo outras matérias sobre o discurso de Kasparov em Saint Louis:



3 comentários:

  1. Kasparov precisa de foco. Assim como no tabuleiro os objetivos tem que serem perseguidos passo a passo. Ele quer dar xeque mate pastor na vida? Não vai funcionar. Abs. Zirpoli.

    ResponderExcluir
  2. Talvez se ele fosse Presidente da Rússia não teria buscado ser Presidente da FIDE. O seu livro demonstra apenas que não precisa ficar no leme da política para ser um ser político, como todos nós devemos, ou deveríamos, ser. Já a Fundação Kasparov pode andar sem ele, precisando dele apenas como um agente propagador... Não lhe falta, portanto, genialidade e capacidade estratégica para saber exatamente o que, quando e como exercitar o foco, o que é próprio de um grande campeão!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a mensagem de Kasparov foi para que os jovens acadêmicos ao ingressarem nas suas vidas profissionais, procurarem não se acomodar diante de cada tarefa do dia a dia, sempre buscando novos desafios para estarem motivados e exercer suas funções profissionais dentro do limite que a vida oferece. Quanto a sua investida na política batendo de frente com o todo poderoso “PUTIN” , trata-se da sua vontade incessante, que vem das raízes de um povo sofrido pelo imperialismo da antiga União Soviética que ceifou muitas ideias a serem lançadas para o bem da humanidade.

    ResponderExcluir