domingo, 4 de maio de 2014

Rafael Leitão conquista o CONTAUD

SALÃO DE JOGOS DO ABERTO DE CONTAUD (Cuiabá-MT) Foto do AR Angelo Mendonça

Terminou neste domingo o Aberto do Brasil CONTAUD 2014, realizado no Veneza Palace Hotel, em Cuiabá (MT). Após 6 rodadas, o campeão foi o GM Rafael Leitão, que fez valer sua condição de pré-rankeado número 1 da prova. 

O nível do torneio foi muito alto, com a participação de mais 4 GM's e 6 MI's, dentre outros titulados. Estiveram competindo um total de 73 jogadores. 

Na última rodada os 5 GM's jogavam nas 3 primeiras mesas, mostrando a prevalência dos melhores no torneio de Cuiabá. Com a vitória frente ao GM José Cubas (PAR), Leitão chegou isolado na frente, somando 5,5 pontos e garantido o título, o terceiro seu, nos Abertos CONTAUD. 

A conquista rendeu a Rafael mais 6,7 pontos no seu Elo FIDE, fazendo-o chegar aos 2651, um recorde pessoal dele, que pode lhe fazer ocupar a lista dos 100 maiores ratings do mundo, na próxima relação da FIDE, mês que vem. Certamente seria um feito digno de comemoração do xadrez brasileiro. 

Quem também esteve no torneio foi o nosso MI pernambucano,Yago Santiago, que acabou na 9ª posição, após ter perdido na 4ª rodada para o MI sérvio Dragan Stamenkovic. A campanha regular fez Yago perder 4 pontos no Elo, mas dentro da normalidade de um torneio desse nível.

Confira abaixo a classificação final da competição, até a 20ª posição.


Um comentário:

  1. LUISMAR BRITO CAMPEÃO DO ABERTO DE ARACAJU!
    Parabéns meu irmão, estais na semi final do Brasileiro 2014.
    Vai em frente, honrando o nome da Paraiba, orgulho nordestino.

    ResponderExcluir