domingo, 11 de maio de 2014

Que disputa na AXCV! No final, deu mesmo Yago!


Hoje presenciamos o mais espetacular Ativo já realizado na AXCV! Com a presença dos pernambucanos Carlos Capivara e do MI Yago Santiago, o torneio foi mesmo marcante!

Vamos já dizer o que aconteceu! Antes, porém, vale o registro de que a competição contou com 15 participantes e bom nível técnico, inclusive com a presença de Renato Oliveira, pela primeira vez em um dos nossos Ativos.

Nesse torneio foi ainda homenageada a memória de Crysóstomo Magalhães, com discurso de Fernando Melo sobre essa querida e simpática figura, que, segundo "reza a lenda", nunca venceu uma partida, mas amava o xadrez como um grande campeão!

Na oportunidade os anfitriões Fernando Melo e D. Ana também ofereceram ao ilustre visitante MI Yago Santiago o livro Curação 1962, sobre a participação de Bobby Fischer nesse torneio, com dedicatória de Melo para marcar a vinda do mestre pernambucano à AXCV.

Mas por que o Ativo foi mesmo espetacular? É que aconteceu um fato surpreendente: o nosso Doriedson Lemos conseguiu um feito histórico ao vencer Yago, no ritmo de 15 minutos! Na sequência do torneio, contudo, Carlos Capivara bateu Doriedson! Isso fez a decisão ir para o tie-break, por meio de blitz de 5 minutos, conforme anunciamos aqui no blog, na divulgação do Ativo. A disputa extra foi com 4 jogadores, com a inclusão de Luiz Antônio Tomaz, que, assim como Doriedson, Yago e Capivara, também somou 4 pontos no Ativo.

No blitz, eis que Doriedson novamente vence Yago! E novamente Capivara vence Doriedson, ocorrendo agora um tríplice empate, agora sem Tomaz, que não conseguiu pontuar!

A decisão partiu para blitz de 3 minutos e... Ufa! Yago ganhou as 2 duas e ficou com o título! Capivara ficou com o segundo lugar, ao vencer mais uma de Doriedson, que ficou em terceiro, mas que pode até ser visto como o campeão moral do dia, por suas surpreendentes vitórias contra Yago, levando a decisão para esse final emocionante.


É isso aí! Os pernambucanos vieram e venceram! Agradecemos muito a vinda deles, na sequência de uma cansativa jornada de xadrez em Mossoró e longa viagem de volta a Recife, com essa parada em João Pessoa, valorizando sobremaneira esse Ativo no Dia da Mães. Parabéns Yago, por mais essa vitória em sua carreira, que acabou sendo marcante, pela inesperada e grata competitividade! Foi bom demais... Um grande dia para a AXCV!
























3 comentários:

  1. Espetacular, parabéns ao Xadrez Paraibano, Parabéns Dona Ana né, pelo dia dela ! Yago hoje era figurante !

    ResponderExcluir
  2. Não houve a premiação do campeão por faixa especial de rating..??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve. Lucas Rodrigues venceu, mas não ficou para ver o desempate final. Por isso não saiu na foto do pódio.

      Excluir