quinta-feira, 29 de março de 2012

10 segundos atrasado!

O GM Shakhriyar Mameriadov(foto), que está participando do Campeonato Europeu Individual, na Bélgica, perdeu sua partida para o MI Shota Azaladze, porque chegou 10 segundos atrasado para o início dessa partida, na oitava rodada.  No regulamento do evento, está dito que quem chegar após a abertura da rodada pelo árbitro, perde o ponto. Qual a sua opinião sobre isso?

11 comentários:

  1. Acho uma imposição muito radical, uma intolerãncia não condizente com a prática de um esporte tão nobre como o Xadrez!

    ResponderExcluir
  2. É uma regra absolutamente correta e justa, pois, os horários são conhecidos com bastante antecedência... Acho que o mínimo que se deve esperar de uma pessoa é a disciplina com os horários, experimente chegar 1 minuto após o horário limite pra fazer uma prova de concurso ou vestibular pra vê o que acontece... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparto com Você a sua opinião, você falou certo enxadrista tem que ter DISCIPLINA!!!

      Excluir
  3. Eu sou contra essa regra, sobretudo em torneios de amadores. Mesmo em torneio de jogadores profissionais se poderia adotar um limite de tolerância, porque ganhar sem jogar está em desacordo com o espírito do jogo (e da desportividade).

    Jovany Medeiros

    ResponderExcluir
  4. eu sou a favor se tiver um tempo de espera...
    agora é um absurdo 10 SEGUNDOS.. lamentável

    ResponderExcluir
  5. Se a regra do torneio era tolerâcia ZERO, o árbitro está correto, fazer o que? regra é regra.
    Um abraço desde Nicarágua.
    AF.Gerardo Avellán

    ResponderExcluir
  6. Espero que os leitores continuem opinando. É importante sabermos a tendencia da maioria. Estamos atento à essa questão.

    ResponderExcluir
  7. Creio que o ideal serial alguma tolerância. Não podem! os prever o imponderável. Uma tolerância de 10 ou 15 minutos é aceitável. Quantos jogos memoráveis não existiriam se essa tolerância zero tivesse sido adotada na época do Capablanca? Sei de pelo menos um jogo que o Capa chegou faltando alguns segundos para completar 1h de atraso! No caso em questão, sem dúvida, o árbitro agiu corretamente, já que a tolerância era zero, mas não creio que essa seja melhor forma de conduzir um torneio de xadrez com a participação de dezenas de jogadores. Eu não gosto de vencer por "WO".

    ResponderExcluir
  8. Concordo com uma tolerancia, seja qual for ANTECIPADAMENTE definida. Não é legal ganhar sem jogar (pelo menos p mim), no Bobby Fischer ganhei uma sem jogar e não achei graça alguma...

    ResponderExcluir
  9. Penso, por mais indisciplinado que possa parecer, que a melhor forma de administrar a tolerância é o ocionar do relógio na hora do início da rodada. O jogador atrasado arca com a perda do tempo. Se ele perder metade do seu tempo, tará que tirar a diferença na superfície do tabuleiro. Nesse caso a tolerância máxima é o cair da seta. Imaginemos que se dê uma tolerância de 15min, como defendem alguns, mas se o atrasado chegar 15 minutos e 10 segundos, acreditará que não pode jogar por causa de 10 segundos.

    ResponderExcluir
  10. A partir do momento em que todos aceitam as normas do torneio, seja na inscrição ou no congresso técnico, devem estar cientes das penalidades. Se a tolerância ZERO é justo ou não, não seria o caso, mas sim o correto cumprimento da norma do torneio. Estamos acostumados em aceitar atrasos dos mais variados.

    ResponderExcluir