O site oficial do Mundial da Juventude, na Grécia, divulgou uma entrevista com o atual campeão brasileiro, GM Giovanni Vescovi (foto maior). O médico e enxadrista Jovany Medeiros (foto menor), a nosso pedido, fez a tradução do inglês, depois de ouvir a citada entrevista no chessdom.
Prezado Fernando
Ouvi a entrevista do GM Vescovi no chessdom. Pelo que entendi, se pode dividir a
entrevista em três partes. Na primeira parte, ele fala do desempenho da filha no torneio (Mundial da Juventude). Na segunda parte, fala sobre o projeto Xadrez nas Escolas aqui no Brasil. E na terceira parte, sobre seus títulos no Campeonato Brasileiro e também dos GM Leitão e Milos. Abaixo um apanhado mais detalhado.
Vescovi disse que a filha fez 50% dos pontos disputados. Talvez isso a motive. Ele espera que ela tenha se divertido jogando o torneio. Disse que ela cresceu com livros e peças de xadrez, por isso acha natural que se sinta atraída pelo jogo. Acha que a filha está motivada para jogar. Ao ser perguntado sobre o xadrez no Brasil, disse se tratar de um país muito grande, que só agora o xadrez está mais difundido. Dá o exemplo de Jaime Sunyê Neto, do Paraná, que foi o segundo GM brasileiro, e isso ocorreu em 1987. Afirma que alguns estados estão começando a por o xadrez no currículo escolar. Algumas cidades estão promovendo xadrez para crianças. Em São Paulo, por exemplo, cerca de 20% das crianças matriculadas na escola pública têm oportunidade de aprender a jogar xadrez. Por enquanto, o problema maior do xadrez nas escolas é suporte, Não existe um programa claro. Ele acha que tem de pensar o xadrez como uma ferramenta para melhorar o desenvolvimento escolar. Por fim, ele diz que tem sete títulos nacionais, e lembrou que Leitão têm três e Milos seis. Gracejando, diz que parece que tem mais títulos do que eles.
Espero ter ajudado.
Abraço
Jovany Medeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário