sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Carlsen x FIDE



Voltamos rapidamente a falar do affaire entre o gênio da Noruega, Magnus Carlsen, e as regras da FIDE - Federação Internacional de Xadrez, com relação ao Torneio de Candidatos do próximo ano. Pelas regras da FIDE se realiza esse Torneio de Candidatos em 2011 e o vencedor ganha o direito de desafiar o atual campeão do mundo, Viswanathan Anand, em 2012. Carlsen é contra. Para ele é como se o selecionado da Espanha ficasse esperando que houvesse a Copa do Mundo de Futebol e o vencedor desta Copa desafiaria a Espanha. Mudando as regras do jogo, ou seja, um Torneio de Candidatos com todos os que tem direito, incluindo Anand, e o vencedor desse citado torneio será o novo campeão do mundo, aí sim, Carlsen jogará.

5 comentários:

  1. Concordo com Carlsen, é muito difícil o enxadrista ganhar o torneio de candidatos e ainda por cima ter que passar por anand em um match.
    Enquanto Anand já tem a grandiosa vantagem de nem precisar jogar o torneio de candidatos!
    Quer ser campeão mundial de novo?jogue o torneio de candidatos!o ano anterior não deveria beneficiar nenhum enxadrista!
    Matheus Cavalcante, Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernando
    Também concordo com Carlsen. Embora essa tradição persista e serem essas as condições que Anand enfrentou, faz algum tempo que faço a mesma crítica que Carlsen fez. Eu gostaria de ver um campeonato mundial onde os préclassificados tivesem iqualdade de condições. O nosso campeonato brasileiro de xadrez é um modelo para isso. Mas será que Carlsen manteria a opinião se o campeão fosse ele?

    ResponderExcluir
  3. É uma pergunta realmente interessante!! pois alguns campeões mundiais passam anos e até decadas participando neste estilo e só opinam de forma diferente quando estão fora da disputa!

    ResponderExcluir
  4. Esse sistema sempre foi assim?
    Quem puder me responder eu agradeço!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Eu discordo do Carlsen. No sentido que ganhar um torneio é diferente de ganhar um match de 12 partidas. Além de que o formato atual valoriza bastante a posição de campeão. E torneios com super GMs temos vários todo ano; para que realizar mais um, e por que esse daria o título de campeão e os outros não!?

    ResponderExcluir