sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Arbitragem: caso polêmico


Dois jogadores titulados estão na fase final de uma partida pensada. Faltando menos de 2 minutos no seu relógio, as pretas reinvindicam empate valendo-se do art. 10.2, tendo o árbitro adiado sua decisão. Situação: brancas com rei, dama, bispo e peão (dispunha de algo em torno de 5 minutos de tempo); pretas com rei, dama e peão. A seta do jogador das brancas cai (fato sinalizado pelo árbitro). O árbitro declara então o empate, com base no disposto da alínea b do art. 10.2. Foi correta a decisão do árbitro?
Preste atenção no que está lendo. Tente responder, e caso não consiga espere até amanhã, pois o AI Antonio Bento (foto) é quem vai dizer a verdade sobre essa questão. Lembre-se: conhecer as regras da arbitragem não compete só ao árbitro, mas também ao jogador. Como você pode reivindicar aquilo que não conhece?

2 comentários:

  1. Parece que falta alguma informação no relato. Mas vou me ater somente ao relato. SE nada novo aconteceu, como uma captura, um avanço significativo de peão que pudesse pressupor a possibilidade de coroar caso houvesse mais tempo, e, pelo que pressinto, nenhunhum dos dois demonstrou vontade para ganhar a partida nos meios normais. Com tudo isto ou ainda se o Arbitro estava convencido que a superioridade material das brancas não era suficiente para forçar o ganho (algo assim como bispos de cores opostas, ambos defendendo e sendo defendidos pelos peões, numa posição em que mesmo com a vantagem as brancas não conseguissem sobrepujar as pretas e tendo caido o tempo das brancas (que estavam superiores em material) e ainda que as pretas tivessem material suficiente para dar o mate, Eu, Arbitro Wilter decretaria o empate também. Portanto sou de opinião que meu colega, seja Ele quem for, acertou sim.

    Coragem Arbitros do meu Brasil. Deem-nos a sua contribuição. A discussão é super válida. Caso eu esteja errado, é melhor errar aqui do que errar num momento real. Alem do mais é necessário responder de pronto, assim que ler o relato, simulando uma situação real, fazendo de conta que Era Voce o Arbitro.

    ResponderExcluir
  2. Ops. havia um bispo branco somente, não é mesmo?

    Mas não muda nada. Ainda tomaria a mesma decisão.

    ResponderExcluir