O GM norte-americano Pal Benko (foto) viveu intensamente grandes torneios, junto com Bobby Fischer, na década de 60, tanto no Campeonato dos Estados Unidos como enfrentando os russos nos torneios de candidatos pelo título mundial. Nasceu na França, viveu na Hungria e depois nos Estados Unidos. Na década de 80 ele esteve no Brasil e passou 11 dias na Paraíba. Fui seu guia naquela época. Benko se fazia acompanhar da MI brasileira Ruth Cardoso (já falecida), que era a tradutora. Na data de hoje, Benko chega aos 82 anos.
CARO FERNANDO MELO
ResponderExcluirPELAS MÃOS DESTE SENHOR FUI APRESENTADO A PIRC.
NA ÉPOCA EU SEQUER OUVIRA FALAR DESTA ABERTURA.
O PESSOAL DO CLUBE EM URUGUAIANA AO FAZER AS APRESENTAÇÕES AO GM BENKO, EXAGEROU NA DESCRIÇÃO DOS MEUS DOTES ENXADRÍSTICOS E QUAL NÃO FOI A MINHA SURPRESA (ACOSTUMADO A JOGAR CONTRA e4 OU d4) QUANDO O DANADO CHEGOU A MINHA FRENTE E TASCOU O PEÃO DO BISPO PRA FRENTE.
NEM PRECISO DIZER QUE EM MENOS DE 15 LANCES EU JÁ ESTAVA IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO. ELE COM 42 ANOS E EU COM 18. DOS 20 GAÚCHOS, SÓ O SR DEMUTTI, ESPECIALISTA EM SICILIANA, ARRANCOU UM EMPATE (HÁ QUEM TENHA VISTO O SR DEMUTTI ESFREGAR AS MÃOS E SORRIR EM CONTENTAMENTO QUANDO O GM JOGOU E4 CONTRA ELE) . O RESTO DO GAUCHAL FOI TUDO PRO SACO. MAS PARECE QUE ESTA CENA SE REPETIU EM TODOS OS LUGARES POR ONDE ELE ANDOU.
PARABÉNS AO GM BENKO PELOS 82 ANOS.
QUE CAÍSSA O PROTEJA HOJE E SEMPRE.