quinta-feira, 17 de junho de 2010

A herança de Petrosian


A história do xadrez é enriquecida com o georgiano, naturalizado armênio, o ex-campeão do mundo, GM Tigran Petrosian (1929-1984), que hoje faria 81 anos. Sobre ele, diz Kasparov no prefácio do livro Ajedrez en la cumbre, escrito por Petrosian:
"O principal no xadrez (como, por outro lado, em cada uma das esferas da atividade humana) é manter o conhecimento, incrementá-lo e transmití-lo à aqueles que virão depois. Penso que, se Petrosian estivesse conosco, ele, indubitavelmente, faria isso mesmo. Ele não está, mas fica sua criação, e de nós depende que se conserve para todos os que estudam o xadrez agora e se consagrem no futuro, já que na criação de Petrosian existem conclusões muito valiosas, que ajudarão aos jovens a assimilar os segredos da suprema maestria enxadrística".

2 comentários:

  1. Magnus Carlsen acabou de jogar um gambito do rei! Quanto tempo que eu não via isso!

    ResponderExcluir
  2. É bom lembrar e ressatar, também, que o estilo extremamente posicional de T. Petrosian,foi muito criticado pela mídia vulgar e pelos leigos,devido ao grande número de empates;sendo apenas altamente elogiado entre os GM's e os que
    conhecem, pelo menos, um pouco da Arte de Caissa.
    Tigran Petrosian, como já é sabido foi o único que não ficou com 0(zero) pontos quanto jogou contra Fischer,enquanto Larsen e Taimanov não conseguiram nenhum ponto,justamente eles que tinham o estilo enxadrístico mais popular e sendo considerados mais fortes do que Petrosian!!!

    ResponderExcluir