domingo, 3 de janeiro de 2010

Raciocínio e memória



Nós que gostamos de xadrez somos as vezes suspeitos em falar da sua importância para a boa formação de uma criança. Nada melhor do que estatisticas e estudos científicos sobre o tema para que possamos passar para frente a importância desse jogo nas novas gerações. Andei lendo A Importância do Xadrez, de Rubens Filguth, e pincei o texto abaixo:
Todos os estudantes de 6º grau da escola rural M.J.Ryan School, dos arredores de Bradford, Pensilvânia, foram obrigados a tomar lições de xadrez e a praticá-lo. Nenhum dos alunos havia jogado xadrez anteriormente. Esse experimento teve maior intensidade que os estudos anteriores do Dr. Ferguson, visto que os estudantes receberam aulas de xadrez 2 ou 3 vezes na semana e jogaram xadrez diariamente durante o transcurso do projeto. As variáveis dependentes eram os aumentos nos testes de habilidades cognitivas (TCS), o subteste de memória e o subteste de raciocínio verbal da série de exames California Achievement Tests. As diferenças dos testes anteriores e posteriores foram medidas estatisticamente utilizando o teste de significância t. Os aumentos nos resultados dos testes foram comparados com as médias nacionais, assim como com o grupo experimental. As diferenças entre ambos os sexos também foram examinadas. No total, 14 alunos completaram os testes anteriores e posteriores. A medida de coeficiente de inteligência (QI) dos participantes era de 104.6.
Como resultado do estudo, ficou evidenciado que o xadrez tem impacto definido no desenvolvimento das habilidades da memória e raciocínio verbal. O efeito da magnitude dos resultados é forte e sugere que se deu uma transferência de habilidades fomentada pelo curriculo de xadrez e que o tratamento foi mais efetivo entre os estudantes mais competitivos. Como a mostra do grupo experimental foi de apenas 14 estudantes, o autor recomenda que o estudo seja repetido. Também ficou evidente que houve melhoras significativas nas habilidades enxadrísticas dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário