Mais uma vez é chegado o momento de fazermos um balanço das atividades da FPBX.
Antes de mais nada, listamos abaixo um resumo das ações da federação em 2023.
- Torneios (todos valendo rating FIDE e CBX)
Realização de 03 torneios de ritmo clássico (XII Memorial Bobby Fischer, Campeonato Brasileiro Sênior e III Memorial Machado de Assis).
Realização de 03 torneios de ritmo blitz (Campeonato Paraibano, Campeonato Brasileiro Sênior e Jogos Abertos da Paraíba).
Realização de 10 torneios de ritmo rápido (Torneio de Alagoinha, Etapa UNIESP de Xadrez Rápido, Torneio Maio Amarelo STTP, Etapa Colégio Apoio, Campeonato Paraibano, Campeonato Brasileiro Sênior, Torneio de Esperança, Guarabira Chess Open, Torneio de Alagoa Grande e Jogos Abertos da Paraíba).
- Distribuição de R$ 35.900,00 em prêmios, incluindo os torneios promovidos pelas diversas cidades parceiras. Não contabilizado o prêmio do Campeonato Brasileiro Sênior, por se tratar de um evento de iniciativa da CBX.
- Estreitamento das parcerias com lideranças do interior, a exemplo de Campina Grande, Esperança, Guarabira, Alagoinha e Alagoa Grandes, cujos eventos tiveram suporte técnico e financeiro da Federação.
- Implementação dos títulos de Mestre Estadual e Mestre Estadual Feminino.
- Compra de relógios, tela para data-show e porta-banners.
- Ampliação do Circuito Paraibano de Rápidas, que teve 7 etapas.
- Manutenção e formação de novas parcerias institucionais: CBX, Vereador Luiz Flávio Paiva, Littoral Hotel, Centro Universitário UNIESP, Clube Campestre, Tecnoprinter, Ivson Anjos, Clínica da Coluna do Brasil e Colégio Apoio.
- A quantidade de jogadores cadastrados junto à CBX continua com um vigoroso crescimento. Estamos agora com 965 enxadristas federados pela Paraíba. Um aumento de 20% em relação ao número observado no final de 2022. Mas ainda temos muito a crescer. A título de comparação, o estado de Pernambuco tem 2.319 jogadores cadastrados. O Rio Grande do Norte conta 1.781.
- Maior engajamento do público nas nossas redes sociais. Por exemplo, grupo do WhatsApp com mais de 250 participantes e mais de 1.000 seguidores no Instagram (@xadrezparaibanofpbx).
*******
Podemos avaliar que foi dado mais um passo em busca da consolidação do calendário estadual. Essa é a nossa meta, pois entendemos que a previsibilidade dos eventos favorece o planejamento daqueles que têm interesse em participar de algum deles.
E nesse sentido, a estratégia vem se mostrando acertada, pois os torneios têm apresentado um público crescente.
Até podemos sonhar um pouco mais alto. Acreditamos que o estado da Paraíba tem tudo para se tornar um grande centro enxadrístico do país. E isso pode se tornar realidade em função do engajamento e integração das diversas lideranças espalhadas pelo estado. Ademais, a nossa privilegiada localização geográfica pode nos favorecer também.
O calendário de 2024 já está formatado. Como novidade, teremos a ampliação do número de etapas do Circuito Paraibano de Rápidas, que passará de 07 para 09 torneios.
Ressalte-se que diversas cidades demonstraram interesse em sediar um evento válido pelo circuito, o que não foi possível atender nesse momento.
Estamos empenhados em promover um torneio de âmbito escolar, o qual já está pré-agendado para abril.
E pelo 3º ano consecutivo teremos o Campeonato Brasileiro Sênior sendo realizado em João Pessoa.
Em suma, teremos um ano repleto de atividades, com pelo menos uma competição oficial a cada mês, a começar em Fevereiro.
A Federação Paraibana de Xadrez continuará empenhada em promover, difundir e incentivar a prática do xadrez no estado da Paraíba.
Desejamos a todos um 2024 de paz e saúde!