sábado, 13 de março de 2021

A culpa foi da Nina

Em fevereiro, no período de 26 a 28, foi realizado o Aberto do Brasil de Aparecida de Goiânia. Em que pese a pandemia e as preocupações da família, lá fui eu de novo. A “secura” estava grande... Mas agora vou me aquietar. Esperar esse vírus entrar em declínio para voltar a jogar.

O pódio do torneio: GM Neuris Delgado, GM André Diamant e GM Darcy Lima

Me aconteceu de tudo no torneio: ganhei a primeira partida por “mate celular”. O telefone do meu adversário tocou durante a partida!

Na terceira rodada, fiz uma grande bobagem, pois achei que era obrigado a trocar minha dama por torre e bispo, quando poderia tê-la trocado por torre e duas peças menores. Passei o resto da partida tentando empatar, aí meu adversário ficou impaciente e quis forçar a vitória... terminou perdendo.

Na quinta, aceitei um sacrifício não obrigatório e levei mate em quatro lances! Aí, aí, aí... acho que eu, vai lá, estava cansado, né?

Por fim, segue o relato de outra situação inusitada. Com cem por cento de aproveitamento nas três primeiras rodadas, na próxima não teria como escapar de enfrentar um dos quatro Grandes Mestres que estavam participando. O Swiss Maneger me encaminhou para o anfitrião, o GM André Diamant.

Em tempo, não sei como classificar o que aconteceu: se como voo ou desventura. Deixarei essa escolha a seu cargo.

Partida entre o GM Alexandr Fier e o GM André Diamant.

*******

Marcello Urquiza x GM André Diamant

Aparecida de Goiânia (GO), 27/02/2021

Link da partida:

https://share.chessbase.com/SharedGames/share/?p=F3AoK6jiLR4AmCIEDIzLaj9R7kv+vzQ/udKLX2DtU+Fa3iyoSlTc2X+5eI+1d6U+


1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 e6 4.0-0 Cge7 5.Te1 Cd4 6.Cd4 cxd4 7.c3 a6 8.Bf1 Cc6 9.d3

Há outras opções mais agudas baseadas em Ca3 ou b4. Mas, além de não me lembrar de nenhuma linha concreta, não seria de “bom tom” ter uma atitude mais agressiva frente a um Grande Mestre. Melhor jogar algo mais tranquilo...

9... Bc5 10.Cd2 0-0 11.Cb3 Ba7 12.cxd4 Cd4 13.Be3 e5

ou 13.... Cb3 14.Db3 Be3 15.Te3 b5 16.d4, com jogo igual.

14.Cd4 exd4 15.Bf4 d6 16.Be2

Converse com as peças”, aconselha Jonathan Rowson, em seu livro “Los siete pecados capitales del ajedrez”. Recomendo sua leitura. Troquei umas ideias com meu bispo e decidimos que sua melhor posição era na casa “f3”.

16.... Be6 17.Dd2 a5 18.Bf3 Bc5 19.a3 Db6 20.Tac1 f6

Buscando se prevenir a uma possível ruptura das brancas em “e5”.

21.h3 Tfe8 22.Bg4

Libera o peão “f” com ganho de tempo. Não acreditava que as pretas trocariam seu bispo bom, embora fosse possível.

22.... Bb3 23.Bg3 Te7 24.f4 Tae8 25.Bh5

Mais um ganho de tempo. O bispo retornará para f3. 25.... g6 fragilizaria a estrutura do roque.

25.... Tf8 26.Te2 a4 27.Bf3 Db5

Tocando meu peão de “d”. Mas o que me preocupou mesmo foi a seguinte ameaça: Bb6, seguido de Ba5, capturando a dama.

28.f5

Dando um suspiro para a dama e preparando o avanço g4.

28.... Bf7

Mas o plano das negras era outro. Esse lance evita o Bh5 das brancas, permitindo que a torre de “f” retorne para “e8” quando, então, será tentada a ruptura em “d5”.

29.Be1

Evita a ameaça do comentário do lance 27 e libera o avanço do peão “g”. A preocupação com a manobra Bb6/Ba5 me custou valiosos minutos. Então, quando cheguei em casa, Dr. Fritz me fez ver que 29.... Bb6 não já seria possível, tendo em vista 30.Bxd6. Como esse doutor é chato... joga as coisas assim, na nossa cara! Mas os capivaras têm dessas manias: costumam ver fantasmas quando enfrentam um jogador mais forte.

O lance jogado não comprometeu a posição, mas 29.Bf4, com a mesma ideia de expansão da ala do rei, daria uma pequena vantagem às brancas. Agora o jogo está igualado.

29.... Tfe8 30.g4 d5?!


Tomei a liberdade de colocar o signo de duvidoso em um lance de um Grande Mestre. Eu já tinha percebido a fragilidade desse movimento durante o jogo, mas agora estou respaldado pela abalizada opinião do Dr. Fritz. As pretas estão sendo coerentes com seu plano, mas observe que lhes falta um tempo. Por exemplo: se a vez de jogar fosse delas, após 31... dxe5 32.Be4, não poderiam jogar 32.... Bd5 por 33.Bd5, com xeque.

Por outro lado, o bispo de “c5” ficou sem a proteção do peão. A dama precisará se preocupar com sua defesa, além de alguns temas táticos baseados em Txc5 e Bb4.

31.g5 fxg5 32.Dg5 h6

Notei que meu adversário só se deu conta de um detalhe tático nesse momento. Sua intenção era jogar 32.... Dd3, cuja resposta teria sido 33.f6, com ataque duplo. Mas “a emenda ficou ficou pior do que o soneto”, pois o lance jogado piorou a posição das negras e não debelou a ameaça de f6.

Ironicamente, a melhor resposta era mesmo 32.... Dd3. Uma possível continuação seria: 33.f6 Bg6 34.fxe7 Df3 35.Tf2 De4 36.Tc5 De1+ 37.Tf1 De7 38.De7 Te7 39.Td5, com muito jogo pela frente.

33.Dg3 Rh7 34.e5

A posição das negras é desesperadora. Percebendo a possibilidade concreta de vencer o jogo, me levantei e fiquei observando a posição à distância. Havia muitas ameaças rondando o rei negro. Por exemplo: 35.Tg2 Bg8 36.Dg6+ Rh8 37.f6 ou 35.Tg2 Tg8 36.e6 Bd8 37.Bd5, etc.

Então notei um lance que evitaria o desastre imediato: Bd6. Visualizei a seguinte linha: 34.... Bd6 35.exd6 Te2 36.Be2 Te2 37.Tc7. Pensei: “vou esperar meu adversário jogar para avaliar melhor a posição resultante”.

Após longa reflexão, Diamant joga...

34.... Bd6

e propõe empate.

Sabe aqueles hormônios da felicidade? Serotonina, dopamina, endorfina? Meu cérebro foi imediatamente inundado por eles. Foi um tal de Nina, Mina e Fina a dar pinote e a fazer algazarra dentro da minha cabeça, que fiquei sem a mínima condição de pensar. Avaliar a posição resultante? Sem chance.

Estiquei o punho e cumprimentei meu adversário, aceitando a proposta.

Ele ficou olhando para mim, atônito. Confirmei:

- Sim. Eu aceito seu empate.”

Então ele reagiu, um tanto indignado:

- Mas você está ganho!!”

- Não quero nem saber! Eu estou muito feliz!!”, respondi em voz alta, recebendo uma imediata reprimenda do árbitro.

35. Empate

Ah, Nina. Já não basta a capivara?

********


Muitos caminhos levariam à vitória nessa posição, inclusive a linha que eu havia visualizado.

Por exemplo: 35.exd6 Te2 36.Be2 Te2 37.Tc7 Te3 38.Dh4 De8 39.Bf2, com a ameaça de d7.

********

Sim. Sei disso. Tenho uma grave carência em um aspecto fundamental para o xadrez: o sangue frio. Vou tentar melhorar, mas por enquanto vou ficar curtindo a alegria de ter obtido tão significativo resultado frente a um Grande Mestre. 




11 comentários:

  1. Fiquei curioso em saber quem era Nina? Rsrsrsrs. Jogamos aqui em Recife, e diante de um deslize seu é da possibilidade real de te vencer, humildemente te propus empate, você orgulhoso não aceitou. Você está ganho, não tem o porque de pedir empate, retrucastes algo assim! Lembras? Abração

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso em saber quem era Nina? Rsrsrsrs. Jogamos aqui em Recife, e diante de um deslize seu é da possibilidade real de te vencer, humildemente te propus empate, você orgulhoso não aceitou. Você está ganho, não tem o porque de pedir empate, retrucastes algo assim! Lembras? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro, sim! Mas não foi por orgulho, foi por respeito a você, Mestre.

      Excluir
  3. Não deixa de ser um excelente resultado Urquiza, naquele momento você já podia "Abandonar o Chess" e dizer pra suas próximas gerações que empatou com um GM. Mas passada a emoção, aprenda que quando um MI ou GM ofeece tablas, é porque tá muito perdido. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei disso! E estava me preparando para quando esse momento chegasse... mas não consegui resistir! kkkk

      Excluir
    2. Sei disso! E eu estava me preparando para um momento como esse, mas me contive... kkk

      Excluir
  4. Os GMs, mesmo perdidos, eles têm muitos recursos. Já rejeitei um empate contra o Matssura e acabei perdendo!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, tudo bem?

    Gostaria de saber como é que anda o Xadrez aqui na Paraíba.

    Jogava quando jovem e passei bastante tempo sem jogar. Tô querendo levar um pouco mais a sério agora.

    Gostaria de saber como está o cenário aqui na cidade por conta da pandemia.

    Está havendo eventos online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim! Manda um email que te passo os detalhes: olintoarthur@gmail.com

      Excluir