Fernando Melo em Recife, falando sobre o Projeto Machado de Assis |
O Projeto Machado de Assis foi apresentado no último sábado (31/08), em Recife-PE no intervalo do XII Memorial Miguel Arraes - Nordestão 2019, com a presença de um pequeno número de amigos.
Por Fernando Melo
A caminhada é longa! Não existe a menor possibilidade desse Projeto fracassar, porque ele já nasceu vitorioso. Nesses cinco meses de existência muitas pessoas passaram a entender melhor a importância do imortal Machado de Assis e, o que para nós torna-se bem significativo, é exatamente a contribuição do autor de Dom Casmurro para o desenvolvimento da arte de Caíssa, no Brasil. Vale ressaltar o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez e da Federação Paraibana de Xadrez.
São 150 dias de dedicação exclusiva. Pequenas palestras foram realizadas em João Pessoa, Natal e Recife, sempre com distribuição de livros de Machado de Assis.
Os livros que estão sendo adquiridos e distribuídos pelo Projeto marcam o estímulo e a confiança de um plêiade de amigos, daqui e de fora da Paraíba, que acreditam na mensagem e passaram a contribuir, nos enviando dinheiro para a compra dos livros. E com o passar dos dias fomos constatando que melhor seria se o interessado em ajudar o Projeto nos enviasse os livros pela Estante Virtual, sem precisar de me entregar dinheiro.
No momento, interessa exemplares de romances e contos. Não de poesia, nem de crônicas, nem de teatro e também de correspondência, pois existe muitos e muitos livros que abrangem essa diversidade literária citada. Nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.
O grande e maior objetivo do Projeto, é levar para os estudantes das escolas municipais e estaduais os livros de Machado de Assis, que serão distribuídos paralelamente às palestras que iremos ministrando.
I Memorial Machado de Assis
Em novembro, com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez, teremos a Semana Machado de Assis (11/17-11-2019). O Projeto vai marcar presença com a distribuição de livros de Machado para todos os participantes do Aberto do Brasil - I Memorial Machado de Assis 2019, nos dias 15 a 17 de novembro, no Littoral Hotel, com premiação superior a 7 mil reais e uma vasta premiação de troféus e medalhas, onde as mulheres, pela primeira vez, num Aberto do Brasil, terão tratamento igualitário aos homens, uma vez que as três melhores colocadas, terão presença num pódium.
Queremos aqui registrar o nome do Patrono desse importante evento nacional, o saudoso enxadrista e tributarista Gildemar Pereira de Macedo (que será representado pelo seu filho, advogado Erick Macedo). cujo troféu do vencedor da prova, receberá o seu nome.
Todas as providencias ja estão tomadas com relação ao registro do torneio, como taxas FIDE/CBX, local do evento, arbitragem, lembrando que as inscrições continuam abertas. Solicitamos que os interessados não deixem de ler o Regulamento, o qual se encontra facilmente no blog Reino de Caíssa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário