quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Só pode ter sido Fischer...!

Hoje pela manha, joguei uma amistosa com o Mestre Genildo Gomes. E num momento de quase entrega da partida diante ao forte lance de Genildo 27.de!! pensei cerca de uns seis a sete minutos, e quando já me preparava para abandonar, eis que Fischer chegou e soltou um "pitaco" salvador. Só pode ter sido ele, pois Fernando Melo não tem condições de ver tal lance!


A posição era esta:
Genildo - Brancas - Rg1, Tb1, Cf3, Dd3, Tb3, Bc4, g2, g3, e3, e5, d5 e a4
Fernando - Negras -  Rg8, Dd8, Bc8, Ta8, Tc7, Cb4, h7, g7, b7, f5, e6, a5
OBS: DESCULPEM, O BISPO NEGRO ESTÁ EM C8. E NÃO EM F8.

Qual foi o lance? (FM)

7 comentários:

  1. Com todo respeito a Fischer Fernando, com Dama branca em d3 e Cavalo preto em c4, não resta outra a não ser Cxd3! Deixa Fischer descansar!! Essa quem viu foi Fernando mesmo. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Não há erro na posição, mestre Fernando? Se Cb4 então Cxd3.

    ResponderExcluir
  3. Mestre João Leite! Valeu sua observação, mas n]ão se atreva a tomar a dama com o cavalo se o bispo negro está em c8, como de fato está!. Foi Fischer quem viu o lance! Tenho certeza!!
    Isto, Mestre Fagner. O bispo está colocado errado. é em c8 e não em f8.

    ResponderExcluir
  4. Com o Bispo em c8 há 2 lances candidatos: Dxd3 e De7. Dxd3 é mais forte. Se agora e7+ as pretas jogam Be6 e então Bxe6+ e depois de Rh8 a casa e8 está guarnecida.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, Mestre Dantas! Foi nesse hora, ao jogar Be6, que senti o "sopro" de Fischer. Para mim é um lance muito forte!

    ResponderExcluir
  6. O lance Dxd3 é o mais indicado,porém, vale ressaltar: uma coisa é encontrar o lance analisando tranquilamente como Fiz, aqui na minha casa, com todo o tempo disponível e outra coisa é chegar ao lance candidato, calcular com precisão a sequência em um tempo de seis ou sete minutos, tomar a decisão e joga´-lo mediante os riscos envolvidos, visto que um erro resultaria em tragédia para o Rei Preto.
    Parabéns Mestre Fernando, continuo crendo na sua capacidade de cálculo, mas, assim como Você , não dispensaria jamais um "sopro" do imortal e Genial Fischer!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, Mestre Dantas. Joquei mesmo 27... Dxd3. Mas só fiz isso quando vi que me salvava com 28 ...Be6! Foi esse meu lance 28 que senti o "sopro" de Fischer.Genildo me disse depois da partida, que não esperava que eu jogasse Dxd3, mas sim que eu ia abandonar.

    ResponderExcluir