quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Enxadrista do Ano na Paraíba


Numa parceria entre o blog Reino de Caíssa e a Federação Paraibana de Xadrez, indicamos aos leitores 3 nomes para a votação do Enxadrista do Ano de 2016, na Paraíba. A seleção levou em  conta um conjunto de fatores, tais como conquistas relevantes, nível de atividade e contribuições para o xadrez, cabendo livremente ao leitor votante ponderar esses critérios de acordo com sua percepção de importância. Antes de revelar os 3 jogadores indicados, lembramos que outros nomes também obtiveram feitos importantes em 2016. Nesse sentido, fazemos uma menção especial ao MN Evandro Rodrigues, que no início do ano, venceu uma das etapas do Circuito AXCV de Xadrez Rápido, bem como a etapa final desse Circuito, o IRT de Xadrez Rápido Reino de Caíssa. Evandro também trouxe relevante contribuição ao nosso jogo, fazendo de sua lanchonete Sucaçaí um importante point do xadrez campinense. Outro destaque foi Renato Araújo, que venceu a Semifinal do Campeonato Paraibano e foi vice-campeão do Torneio de Blitz da Sucaçaí, que reuniu boa parte das principais forças do xadrez pessoense e campinense.


Feito este registro, vamos aos 3 indicados. São eles, por ordem alfabética: Doriedson Lemos, MF Francisco Cavalcanti e MF Luismar Brito

Pedimos aos leitores que participem e colaborem conosco nessa escolha do Enxadrista do Ano de 2016 na Paraíba, cujo vencedor receberá um Certificado da FPBX, por ocasião do VIII Memorial Bobby Fischer, em março de 2017.  Quanto mais votos, maior será a efetividade da escolha.

Os votos poderão ser dados, por meio de mensagem nesta postagem, pelo e-mail samelojp@gmail.com, ou pelo WhatsApp 83-999712600, até o dia 10/01/2017.

O vencedor será divulgado no dia 15 de janeiro de 2017, por ocasião da premiação da Final do Campeonato Paraibano de 2016.

Vamos a uma breve apresentação dos indicados, considerando seus desempenhos em 2016:

Doriedson Lemos segue uma trajetória regular de crescimento no xadrez paraibano, constituindo-se num dos principais nomes para alcançar titulações no futuro breve. Em 2016, suas conquistas mais significativas foram: 3º lugar no Regional Norte de Xadrez - Belém (PA), em março (link); Vice-campeão do Zonal CBX - RN 2016 - Natal (RN), em abril (link); Campeão do Torneio de Blitz da Sucaçaí - Campina Grande (PB), em julho, evento que reuniu alguns dos melhores nomes do xadrez paraibano (link); Campeão do V Master Paraíba de Xadrez Rápido - João Pessoa (PB), outra competição com jogadores do topo do ranking do xadrez local (link). Vale destacar ainda a sua participação no Circuito AXCV de Xadrez Rápido, ocorrido em janeiro, em João Pessoa, quando obteve o 2º lugar nas quatro etapas do evento!

MF Francisco Cavalcanti  é sinônimo de xadrez paraibano! "Chiquinho" como é conhecido nacionalmente, tem se dedicado muito mais a promover o nobre jogo em João Pessoa e, em 2016, o seu Clube de Xadrez Miramar se consolidou como o principal e mais aconchegante espaço para a prática do xadrez em nosso meio, razão porque seu nome é lembrado como finalista nesta disputa de destaque do ano. Mas, além dessas ações de incentivo ao xadrez, Chiquinho também segue como um dos jogadores mais fortes e talentosos da Paraíba, fazendo jus, claro, a sua titulação. A prova disso é que nas poucas competições nas quais esteve presente neste ano conseguiu ótimas classificações. Foi 4º lugar e o melhor paraibano no Festival de Xadrez Rápido Maurício Horta 2016 - Recife (PE), em janeiro, numa prova com 113 participantes (link). Também foi o melhor paraibano no Aberto do Brasil - VII Memorial Bobby Fischer - João Pessoa (PB), em março, alcançando a mesma 4ª colocação, num evento que contou com 136 participantes (link). E no V Master Paraíba de Xadrez sagrou-se Vice-Campeão (link).

MF Luismar Brito é um dos nomes mais conhecidos do xadrez nacional e ocupa a melhor classificação de um paraibano no ranking de brasileiros na FIDE. Certamente está entre os jogadores mais atuantes do país, tendo participado de inúmeras competições ao longo do ano. Só nos torneios que constam no chess-results (sabe-se que nem todos os eventos são registrados nessa página) contabilizamos 17 torneios jogados por Luismar em 2016!  Seus principais feitos foram: Campeão do Nordestão 2016 - Recife (PE), em outubro (link); e Vice-campeão Brasileiro Sênior - Curitiba (PR), em dezembro (link). Outros resultados relevantes de Luismar foram: o empate com o GM Rafael Leitão na Final do Campeonato Brasileiro - Rio de Janeiro (RJ), em janeiro (link); e sua participação no Mundial de Blitz Sênior - República Tcheca - em novembro, quando chegou a liderar a prova na 7ª rodada, num evento de 11 rodadas, com participação de 6 GM's e 14 MI's de diversas nações (link)!

20 comentários:

  1. Meu voto é para CHIQUINHO em reconhecimento pelo esforço em promover o xadrez, através do Clube Miramar. É preciso ressaltar que nos torneios em que pode participar ele obteve bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. Em 2016, se for levar em consideração resultados ganha Luismar. Contribuição para o xadrez Chiquinho. Revelação para o Brasil Doriedson.
    Agora em 2017 o voto em Fernando Melo é barbada pelo lançamento do livro sobre o Fischer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MI Resende! Gostaríamos de ter efetivamente o seu valoroso voto para o Enxadrista do Ano 2016 na Paraíba. Sua avaliação levou em conta os fatores que, de fato, embasaram a escolha dos 3 nomes. Porém, o que, na sua opinião, é mais relevante para a escolha do enxadrista do ano?

      Excluir
  3. Queria poder votar nos três, pois além de merecerem o voto todos são meus amigos, como tenho que escolher um, meu voto este ano vai para o jovem Doriedson Lemos. SHOW DE CHESS!!! FELIZ 2017!!!
    J. Virgolino.

    ResponderExcluir
  4. Três excelentes candidatos! Meu voto? Bem, vai para o mestre Chiquinho (MF Francisco Cavalcanti). O seu Clube de Xadrez Miramar, que conta com o apoio de ilustres enxadridstas da terra, é um marco na história do xadrez paraibano. E no tabuleiro, Chiquinho é como vinho, quanto mais tempo passa, melhor fica!

    ResponderExcluir
  5. Os dois melhores jogadores da pb são sem dúvida Chico e Luismar por toda trajetória ao longo dos anos.Temos para substituir estes dois acima citados alguns nomes como Tomaz,Arthur,Doriedson entre outros...sobre a enquete qualquer um que vencer estará bem representado..passo aqui para deixar este registro e não votarei deixando aos amigos enxadristas votarem por ser uma missão difícil a escolha pq são os três merecedores e como só pode votar em um...vou ficar em cima do muro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro! Todos são merecedores! Por isso são finalistas! Seria importante votar. Isso ajudaria os promotores da enquete e legitimaria ainda mais o vencedor. A escolha de um nome, de forma alguma, desmereceria os demais! Os 3 indicados já são vitoriosos pelo destacado desempenho em 2016. Vamos nos posicionar! Quanto mais votos, mais significativa será esta iniciativa. Convidamos todos os leitores do blog a também participarem! Agradecemos àqueles que já expressaram seu voto!

      Excluir
  6. E um lembrete a mais: Se e escolha fosse fácil, aí sim, a votação no favorito seria, talvez, maciça e desigual para os demais finalistas. A dificuldade em definir o voto só mostra que todos são merecedores e valoriza sobremaneira a indicação dos seus nomes, demonstrando, inclusive, o acerto na seleção!

    ResponderExcluir
  7. Fortes candidatos, escolho Doriedson Lemos, pois 2016 obteve expressivos resultados, considerando quesito "revelação " e em breve teremos novo titulado da Paraíba. No entanto, os dois MF'S também têm suas glórias, como bem mencionadas por Melo. Parabéns pelos indicados. Ass: Fagner Lima.

    ResponderExcluir
  8. Doriedson, sem dúvida. Ele demonstrou uma evolução considerável no seu jogo, jogou bastantes torneios, o que pôde se constatar no seu rating e nos seus resultados. Caminha para ser um futuro MF da PB.

    ResponderExcluir
  9. Os três são ótimos jogadores, se a enquete for com base no desempenho e resultados em 2016 meu voto será para Luismar Brito, seus resultados parecem mais significativos nesse ano, sem contar com a impressionante média de partidas e torneios jogados por Luismar em 2016, mostrando grande vitalidade no alto de seus 62 anos!!

    Máximo Iack

    ResponderExcluir
  10. Voto para Doriedson... Chiquinho e Luismar já estão na história do xadrez paraibano... renovação a caminho... abçs

    ResponderExcluir
  11. Luismar Brito,com toda certeza, pois, sua história nos tabuleiros e fora, fala por si só,se manter jogando em alto nível após uma cirurgia na cabeça,jogar torneios no Brasil já é complicado, pois não temos apoios de Federação, Confederação e etc, imaginem fora do Brasil? Que é o caso do Luismar, por essas e outras razões, luismar, sempre será o ícone no Xadrez Paraibano. Ass. Douglas Torres

    ResponderExcluir
  12. Voto em Doriedson por se tratar de um um jogador em ascendência com resultados expressivos em diversos torneios aqui e fora do estado. Assinado:Rafael Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Esquecendo particularidades e idades, qualquer um dos três que ganhar, vai ser bem
    escolhido. Os três são valiosos para o xadrez e se foram escolhidos é porque merecem.
    Como se trata de uma votação do enxadrista do ano de 2016, na Paraíba, esse cara foi
    Luismar.
    Aproveito para desejar a todos os enxadristas, especialmente aos amigos, um 2017 com
    vitórias, conquistas, respeito e Bênçãos.
    PAZ E BEM!

    ResponderExcluir
  14. Meu voto é para o Mestre FIDE FRANCISCO CAVALCANTE (Chiquinho). Fez uma campanha brilhante no Aberto do Brasil, VII Memorial Bobby Fischer (mar/2016), xadrez clássico, obtendo 05 pontos em 06 possíveis, ficando na 4ª colocação, considerando-se que os três primeiros, com 5,5 pontos, foram nada mais nada menos que os GMs Everaldo Matsuura, Darcy Lima e o MI Iack Macêdo. Referido candidato recebeu moção de aplausos pelo excelente desempenho na competição mencionado (Seção aberta da FPbX, Ata 002, de 25.03.2016.

    ResponderExcluir
  15. Meu voto vai para Francisco Cavalcanti (Chiquinho).

    ResponderExcluir