sábado, 30 de abril de 2016

Kasparov x Carlsen - Por que não?

Kasparov x Nakamura! Sim, aconteceu, ontem! (foto: chessbase)
Ontem aconteceu o Ultimate Blitz Challenge 2016, em Saint Louis, nos Estados Unidos. Seria só mais um dos grandes torneios da elite do xadrez mundial... Porém, entre os contendores estava ninguém menos do que Garry Kasparov, ex-campeão mundial e, para muitos, o maior nome da história do xadrez. Somente pelo fato de Kasparov aceitar esse duelo contra 3 dos melhores jogadores do mundo do momento já é motivo de surpresa e de celebração. 

A disputa, com bolsa de premiação de 50 mil dólares, foi entre ele e os "americanos" Nakamura, Wesley So e Caruana, numa maratona de Blitz, onde cada um jogava com o outro 6 vezes, totalizando, assim, 18 partidas para cada participante. O ritmo de jogo foi de 5 minutos, com 3 de acréscimo por lance, no sistema Bronstein (sem acúmulo do tempo de acréscimo), No final, venceu Nakamura, mais o eterno campeão Kasparov, não fez feio e acabou em terceiro lugar, inclusive com um escore favorável no seu confronto direto com o campeão Nakamura (3,5 x 2,5)! Contra Wesley So, o russo foi vencido por 2,0 x 4,0. Já no embate contra Caruana, Kasparov levou a melhor (4,0 x 2,0).

Palco do Ultimate Blitz Challenge 2016 (foto: chessbase)
Na soma dos resultados, a performance de Kasparov foi notável, chegando próximo dos 2 primeiros, Nakamura e Wesley So. Apenas Caruana foi "um ponto fora da curva", com uma campanha bem modesta (ver classificação completa, abaixo). No final das contas, o que vimos foi que o genial russo, mesmo longe das competições há muitos anos, segue muito combativo e capaz de fazer frente aos melhores do mundo do xadrez na atualidade. Depois de um desempenho assim do convidado especial do evento em Saint Louis, não seria demais imaginar um match entre Kasparov e Magnus Carlsen! Por que não? Alguém duvidaria das chances do velho campeão?



18 comentários:

  1. Seria o maior match da história do xadrez. Quem sabe o Bill Gates não oferece uma bolsa de 5 milhões de dólares para o vencedor? Sonhar não custa ...

    ResponderExcluir
  2. Creio que 20 milhões de dólares seria o justo. 24 partidas. Apostaria no gênio de Baku!

    ResponderExcluir
  3. Todos nós respeitamos Kasparov. Afinal ele tem Historia com "H" maiúsculo, mas um match com Carlsen, o Gênio da Noruega venceria.A preço de hoje, ninguém bate Carlsen!

    ResponderExcluir
  4. Carlsen venceria, mas pelo fato de Kasparov ter ficado muito tempo sem jogar, porém caso Kasparov não tivesse aposentado ele seria o atual campeão do Mundo

    ResponderExcluir
  5. A idade no chess pesa muito...kasparov foi um dos grandes e todos sabem disso... carlsen é jovem e no chess pesa demais ! Kasparov não aguentava o match. Fosse idade próximas aí sim seria de igual o match.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser Nakamurista F.C. torci pelo maior de todos os tempos. A partida dele contra Wesley So estava ganha com vantagem decisiva e ele pendurou. Fez a diferença, na classificação final ele teria levado.
    Torço por um match Carlsen vs Kasparov mas acho que Gary imporia o ritmo de xadrez rápido. Carlsen seria o favorito porque xadrez é cálculo e com a idade cai a rapidez de análise.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. o match aqui proposto é um rápido....aí kasparov venceria carlsen em algumas partidas com certeza...agora no pensado? Sem comentários...óbvio por causa da idade conforme citei acima.

    ResponderExcluir
  9. A idade não é parâmetro para a genialidade de Kasparov. Ainda apostaria nele contra Carlsen.

    ResponderExcluir
  10. O tempo que ele passou afastado fez com que as chances dos adversários aumentassem, mas não esqueçam que estamos tratando de um herdeiro das melhores tradições da escola russa.

    ResponderExcluir
  11. A matéria em questão é sobre chess rápido aí ok ! Kasparov teria chances sim...pensado? Não tem como....a idade pesa em razão de quase todos param quando chegam a certa idade....não aguenta não !!!

    ResponderExcluir
  12. Se carlsen guri venceu karpov no rápido e empatou com kasparov onde o garotinho levanta do jogo e sai andando pelo salãodurante o jogo......imagine hj pegar kasparov parado e carlsen em atividade? kkkk eu sei que foi 1 partida e não quer dizer nada.....apenas lembrando um registro do video do chess como um dos mais sensacionais !! Colocar youtube e observar o que aconteceu...

    ResponderExcluir
  13. Verdade Kasparo é muito bom, um dos melhores, mas sejamos justos e deixemos os nossos gostos pessoais de lado, Carlsen hoje é muito melhor, pode até perder uma, duas ou três partidas, para qualquer adversário, mas no conjunto da obra, Carlsen é melhor e sem rivais atualmente.

    ResponderExcluir
  14. Essa seria a hora exata para ele vingar Carlsen.Não tem jogo para o Kaspa. Se a saúde desse último estiver boa, sou Kasparov de longe. Tem xadrez.

    ResponderExcluir
  15. Gente, ele fez 3-1 no gênio do blitz Nakamura.

    ResponderExcluir
  16. teoricamente ainfa acho o grande kaspa melhor, alias em termo de teoria acho q nunca mais vai aparecer nada como kasparov e seu eterno mestre botvinick..porem acredito que ainda existe muita estrada para carlsen em termo de melhoramento de seu jogo alem do que apesar5 de ser fã incondicional do xadrez da russia/urss eu adoraria ver carlsen chutar o traseiro gordo de kasparov e quebrar metade do ego catedrático dele....

    ResponderExcluir
  17. teoricamente ainfa acho o grande kaspa melhor, alias em termo de teoria acho q nunca mais vai aparecer nada como kasparov e seu eterno mestre botvinick..porem acredito que ainda existe muita estrada para carlsen em termo de melhoramento de seu jogo alem do que apesar5 de ser fã incondicional do xadrez da russia/urss eu adoraria ver carlsen chutar o traseiro gordo de kasparov e quebrar metade do ego catedrático dele....

    ResponderExcluir
  18. essa historia de idade nao tem nada a ver...ou se vence ou se perde...xadrez hoje nao é talento e sim preparação, vence o melhor preparado...kasparov tem a grande bagagem da experiencia porem carlsen está numa ascensão absurda...quem pode calcular ainda pode chegar alem de ja sabermos q ele vai ser o cara que vai bater os 3 mil de elo..é pra apostar sou carlsen futebol clube..e como disse o amigo acima, sou fã do xadrez da mãe russia porem ia ser um prazer orgasmico vem carlsen quebrar o ego gigante do bossal kasparov

    ResponderExcluir