domingo, 24 de agosto de 2014

O Bispo Kamikaze!

Ontem, em uma de nossas partidas no Ativo AXCV aconteceu a posição do diagrama. As pretas, com peão em h3, precisam coroá-lo para vencer, mas tem o cavalo branco em f1 pronto para capturá-lo, caso o peão chegue a h2, garantindo o empate. A posição deve ser vencedora para as pretas, mesmo com 1...Rg1, por exemplo, em razão da ação a distância que o bispo exerce, expulsando o cavalo no momento oportuno. 

Porém, na posição mostrada, um lance já decide a partida: Bd2! O bispo atira-se pela diagonal, em sacrifício, tal qual um Kamikaze, a fim de garantir o triunfo de seu exército. 

O lance evita o rei branco de  continuar defendendo o cavalo, com Re1 e evita o Ce3+. A captura do bispo pelo Rei, entrega o cavalo. Já Ch2 ou Cg3 falham, porque a ação do bispo na diagonal g1-a7 não permite o rei branco apelar para a regra da cor da casa de coroação da coluna da borda ser oposta à cor do bispo adversário. 

Em zugzwang, resta às brancas capturar o bispo com o cavalo, abrindo passagem para a coroação do peão negro, rumo à vitória. 

Foi mesmo um lance esteticamente belo, que mostra quão artístico pode ser o nobre jogo dos reis!

3 comentários:

  1. Um lance magistral, que coloca o adversário em indefectível zugzwang!! Eu estava assistindo à partida e fiquei surpreso com a beleza da jogada, difícil de ser encontrada em uma partida rápida. Parabéns ao seu autor, Fernando Sá, pela apurada técnica demonstrada na condução do final. Queria fazer apenas uma pequena ressalva: onde se lê "Ch7 ou Cg6", o correto é Ch2 ou Cg3.

    ResponderExcluir
  2. Corrigido! Obrigado pela observação e pelos comentários, Jales.

    ResponderExcluir