segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Folha destaca Fundação Kasparov


"Com frio na barriga, Vinicius Moreno da Silva, 12, não tirava os olhos do tabuleiro. A ansiedade tinha nome, e era em russo.Do outro lado da mesa estava ninguém menos do que Gary Kasparov, 48, um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos. Dos 2o adolescentes que enfrentaram o mestre na simultânea realizada no incio do mês em São Paulo, Vinicius deu mais trabalho. "Mais ou menos no sétimo lance, o Kasparov ficou um minuto e 18 segundos, na minha frente, pensando. Imagina, o melhor enxadrista do mundo!", comemora.
Vinicius e os outros 19 colegas estão entre os 35.500 alunos das 300 escolas paulistanas que aderiram ao programa Xadrez Movimento Educativo, da Secretaria Municipal de Educação, lançado oficialmente em 2009. "Vimos que era possível resgatar os alunos com problema de nota e comportamento por meio do Xadrez", conta o professor Rubens Rigonati, da Escola Municipal Bartolomeu Lourenço de Gusmão, uma das mais empenhadas.
"Se o aluno vence no tabuleiro, ele se sente capaz de vencer em qualquer outra coisa na vida. Esse é o trabalho de auto estima que a gente quer fortalecer", conclui. Igor Jhonatan, 13, é um dos "recuperados", e, hoje, já representa a escola em campeonatos. "Eu era muito bagunceiro e ia mal. Agora me achei no Xadrez. Consigo me concentrar e raciocinar melhor".
O psicanalista Italo Venturelli incentiva também a prática nos cursinho pré-vestibulares: "com o Xadrez o homem se acostuma a raciocinar sob pressão" explica.

KASPAROV

De olho nesse movimento, Kasparov que já se envolveu em politica e já se aposentou dos tabuleiro em 2005, que trazer ao Brasil a metodologia de ensino da Kasparov Chess Foundation, criada a nove anos nos EUA e que hoje coloca a molecada a aprender no computador. "Já existem programas de xadrez muito grandes na capítal paulista, mas eles precisam de manuais de qualidade e do apoio de professores especializados", explica o mestre à imprensa no seminário Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre.
Como braço direito nessa missão, Kasparov conta com Giovanni Vescovi, 33, hepta campeão brasileiro e atual líder do ranking brasileiro e sul americano. Com a esposa, Deise Lemos, 32, ele implementou oficinas no colégio aonde a filha Katherine, 12, estuda. Além do pai, ela tem como ídolo Kasparov, é claro... (Trecho de matéria publicada pela Folha de São Paulo, em materia assinada por Mayra Maldjian).

Um comentário:

  1. Eu vi essa matéria, achei muito legal. Quem sabe um dia o xadrez é tão valorizado como o futebol?

    ResponderExcluir