segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Krikor foi hipnotizado



Tudo leva a crer que o MF potiguar Carlos Henrique Pinto descobriu o motivo da derrota de Krikor frente a MF romena Mihaela Veronica, de apenas 17 anos, ou seja, o brasileiro foi hipnotizado. A foto não está boa, mas é possivel perceber que a garota, condutora das brancas, emana uma energia forte e duradoura ao ponto de castigar a concentração latina do nosso representante. Mas o verdadeiro segredo só Krikor pode confessar. Vamos ver se a Rádio Xadrez consegue arrancar essa confissão quando ele voltar da França.

Torneio de Esperança


A premiação do Torneio de Esperança deste ano será de 2 mil reais, sendo as seis rodadas disputadas em dois dias, bem diferente dos eventos anteriores. Trata-se de uma iniciativa arrojada do enxadrista Joaquim Virgolino, que assim coloca a cidade de Esperança no mapa do xadrez nacional. Veja mais detalhes no clubedexadrez.online, o melhor site do Brasil.

Derrota de Krikor


Perder é normal, mas perder para um Elo 2193, quando se tem 2528, faz uma grande diferença e causa um grande prejuizo. Foi o que aconteceu na terceira rodada do Torneio Capelle La Grande, entre o GM brasileiro Krikor Sevag e a romena Mihaela Veronica. Já Fier ganhou para o sueco Miladen Gajic (2287).

Deu o comadrio

Lilit
Lilit x Elina


Grand Prix FIDE


Não teve jeito, duas compatriotas se enfrentando em um torneio no exterior, geralmente acaba num empate. E foi o que aconteceu. Apesar de 32 lances jogados, o que houve foi um troca troca no meio do jogo e não deu outra.

Grand Prix FIDE



Pelo jeito não será um jogo de comadre! Sim, está em andamento a partida entre MI Lilit Mkrtchian (foto) e GM Elina Danielian, ambas da Armênia, pela sexta-rodada do Grand Prix Feminino da FIDE. Elina, sem dúvida, é a franca favorita. Como sabemos, esta conseguiu até agora 100% de aproveitamento, enquanto Lilit tem três empates e duas derrotas.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fier começa mal


O GM brasileiro Alexander Fier (2571) teve um mau começo no torneio Chapelle-la-Grande, França, ao ser derrotado na primeira rodada para o MF francês Adrien Demuth (2360). Já o GM Krikor Sevag (2528), na foto, derrotou o GM Arkadi Eremeevich (2301). Por uma rara coincidência, Krikor pega na segunda rodada (Mesa 26), em andamento, o adversário de Fier, na primeira rodada. Já Fier pega MF Anna Gasik (2201), da Polonia, na Mesa 63.

Vigor de mulher



Nada melhor para um domingo do que lembrar a musa deste blog, a GM russa Alexandra Kosteniuk (2498). No recente torneio Aeroflot Open 2011, em Moscou, ela marcou um ponto importante ao derrotar o GM italiano Daniele Vocaturo (trata-se de um jovem muito talentoso, com Elo 2570). A partida, amplamente comentada pelo Leontxo Garcia, pode ser vista no jornal El País, da Espanha, na coluna do citado comentarista. Vale a pena dá uma espiada, pois mostra bem que Kosteniuk sabe jogar com força e coragem.

Brasileiros na França

Fier
Começa logo mais ao meio-dia a 1ª rodada do 27º Open Internacional Capelle-la-Grande (França), com a participação de 572 enxadristas! São mais de 70 Grandes Mestres, entre eles os brasileiros Alexandre Fier (20º - 2578) e Krikor Sevag (46º - 2528). O nº 1 desse torneio é o GM indiano Krishnan Sasikiran (2690).
RETIFICAÇÃO
Na verdade, o torneio começou ontem e Fier perdeu a primeira. Veja texto mais a frente.

Grand Prix Feminino

Tivemos ontem 202 visitas, sendo 198 Brasil.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Elina dispara !



Impressionante! Ganhar cinco partidas seguidas é muito raro num torneio. Quem vem realizando essa façanha é a GM armênia Elina Danielian(2454), na foto, ao conquistar 5 pontos em 5 possíveis no Grand Prix Feminino da FIDE! Acreditem: ela está com 2 pontos de vantagem da suas mais próximas seguidoras, a MI ecuatoriana Martha Ferro que chega a 3 pontos e a francesa Marie Sebag! A favorita Nana Dzagnidze voltou a perder e conta apenas com 2 pontos. A outra favorita, a indiana Humpy Koneru, empatou e conta agora com 2,5 pontos.

Karparov na Georgia


Acompanhado da sua bela mulher Dasha, Gary Kasparov esteve cinco dias na Georgia, onde proferiu palestras sobre os desafios do século 21, na Universidade Livre e na Casa da Europa. Kasparov também participou, ao lado de Dasha (foto) de um programa de televisão, onde o casal respondia a várias perguntas, caso acertassem teriam um prêmio em dinheiro, o qual (eles ganharam) foi revertido para a cirurgia de coração de dois irmãos que precisavam urgentemente dessa assitência.
Ontem tivemos 190 visitas, sendo 182 Brasil.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Duas surpresas



Uma supresa é bom, imaginem duas! É o que vem acontecendo no Grand Prix Feminino. A primeira é a liderança isolada com 100% de aproveitamento da armênia GM Elina Danielian. A segunda supresa é da MI ecuatoriana Martha Fierro, com 2363, o Elo mais baixo de todas as 12 participantes. Nas quatro rodadas jogadas até agora ela vem em segundo com 2,5 pontos. Derrotou GM Zhu Chen(2495), GM Nana Dzagnidze (2550), empatou com GM Pia Cramling (2516), e perdeu para Humpy Koneru (2607).

Nana sofre violento ataque


Apesar dos 100 pontos ELO que separam as duas, a armênia Danielian está massacrando a favorita Nana Dzagnidze (foto), com um ataque na ala da Dama. Será que a georigiana vai se defender a ponto de não perder a partida? É o que veremos logo logo.
ATENÇÃO:
Nana acaba de perder!

Jogo importante



Na 4ª rodada do Grand Prix Feminino da FIDE, temos (em andamento no Quatar) um jogo importante. Trata-se do embate entre e georgiana Nana Dzagnidze e a armênia Elina Danielian (na foto dando entrevista), esta liderando o evento com 3 em 3 pontos possíveis. Já foram jogados 14 lances e Nana (com as brancas) tem mais espaço.

Magistral começa dia 4



Sexta-feira, 4 de março, teremos a 1ª rodada do Magistral RN, evento que reune enxadristas de todo o Brasil e do exterior, a ser realizado na cidade de Natal, mais precisamente no Hotel Golden Tulip Interatlântico. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira. O torneio, que vale rating FIDE, será dirigido pelo MF Máximo Macedo e arbitrado pelo AF Igor Macedo (ambos na foto). Da Paraíba, segue uma forte delegação, que certamente trará medalhas e boas colocações, dado o nível dos nossos representantes. Esta é a oitava edição do Magistral RN e ao longo desses anos tem sido coroado de êxito. Maiores informações através do e-mail contato@xadrezpotiguar.com.br.
Ontem tivemos 212 visitas, sendo 202 Brasil.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Surpresa no Qatar



A ecuatoriana MI Martha Fierro (2363), na foto, surpreendeu o mundo enxadrístico ao derrotar hoje a favorita, na terceira rodada do Grand Prix da FIDE, que se realiza no Qatar, a GM georgiana Nana Dzagnidze (2550). Com esse resultado, a GM armênia Elina Danielian (2454), que hoje derrotou a francesa GM Marie Sebag (2489), assume isolada a liderança do torneio com 3 em 3. Vale registrar ainda o terceiro empate consecutivo da GM sueca Pia Craming (2516), desta vez frente a forte GM indiana Humpy Koneru (2607).

Euros para Quang



Um bom Top 100 ganha muito dinheiro? Deve aproveitar a boa fase e assim pode fazer um bom "pé de meia". É o caso, por exemplo do GM vietmanita Quang Le (foto). No Aeroflot Open 2011 ele recebeu, como campeão do torneio, 16.166 euros, o que não deixa de ser uma enome quantidade de dinheiro para atletas do Vietnam. No ano passado Quang também ganhou o Aeroflot Open e recebeu 21 mil euros. No Torneio Open de Moscou ele ganhou 8.ooo euros e uma medalha de bronze. O segundo lugar em Dortmund (Alemanha) lhe rendeu 7.000 euros . Recebeu mais 9.500 dólares num torneio nas Filipnas e 4.000 dólares no campeonato nacional de xadrez.

O "tio" Anand




O atual campeão do mundo, o indiano Viswanathan Anand, 41 anos, não se incomoda quando alguns dos seus adversários mais novos lhe chamam de "tio". Ele sabe que precisa de muito esforço para vencer um torneio e para tanto é preciso está sempre entusiasmado e com vontade de aprender cada vez mais. Anand e sua esposa Aruna deixou a Espanha e mora agora em Portugal. Estando na Índia, siginifica dizer que estará sempre ocupado, fazendo promoções e frequentando jantares exclusivos, como em novembro passado, quando o governo homenageou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No próximo ano, Anand vai por em jogo sua coroa contra um adversário ainda desconhecido.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Simultânea com Short

O GM inglês Nigel Short esteve em visita no último dia 15, à Universidade de Middlesex, em Londres, para dar uma exibição de partidas simultâneas no Club Real de Tênis. Short enfrentou dois grupos, tendo ganho 44 partidas e empatado 3.
Simultânea em Abril
Em abril, o MF Francisco Cavalcanti vai conceder uma simultânea com relógio para 10 enxadristas que se inscreverem até o dia 13 de abril. A organização ficará a cargo de Fernando Melo. Será cobrado uma inscrição no valor de 30 reais. O simultanista aceita enfrentar qualquer adversário, independentemente da sua força. O local do evento será anunciado posteriormente, assim como o regulamento da referida simultânea.

Nana na frente



Com duas rodadas concluídas, num total de 11, a GM georgiana Nana Dzagnidze (2550) e a GM armênia Elina Danielian (2454) estão liderando com 2 pontos. A exemplo de ontem, apenas um empate dos seis jogos p/rodada. A GM sueca Pìa Cramling (2516) foi quem empatou nas duas primeiras rodadas.

Como ganhar?



Examine bem o diagrama. As negras jogam e após alguns lances,o adversário abandona. Como isso aconteceu?

Homenagem a Dutra



O professor Antonio Dutra (foto) completa hoje 47 anos. Com a meta de conquistar este ano seu rating FIDE, Dutra vai participar do Magistral RN, Grupo B, durante o Carnaval. Bastante animado com seu empate na simultânea do último sábado com o MF Francisco Cavalcanti, ele acredita que voltará de Natal com um rating acima de 1900. Acreditamos no potencial do mestre Dutra e temos certeza de que alcançará esse objetivo. Parabéns pelo aniversário e pela determinação!

Gligoric surpreende


Aos 88 anos de idade, feitos no início deste mês, o GM Svetozar Gligoric (foto) supreende o mundo ao lançar um disco com doze composições própias que vão desde o blues e o jazz até a balada e o rap. "A música intensifica as emoções, converte a tristeza em bum humor, é a beleza, a alegria, o que há de mais formoso na cultura e na arte", disse Gligoric na entrevista à imprensa, em Belgrado, quando apresentou seu disco.
Ontem tivemos 200 visitas, sendo 192 Brasil.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nana é favorita



Concluída a primeira rodada do Grand Prix Feminino, é possível arriscar um palpite: a GM georgiana Nana Dzagnidze (foto), Elo 2550, deve vencer essa prova que conta com 12 enxadristas. Afirmo isso porque Nana acaba de vencer a fortíssima GM indiana Humpy Koneru(2607). É bom ficar de olho na GM chinesa Xu Yuhua (2484) que hove venceu a ex-campeã mundial GM Antoaneta Stefanova (2546), da Bulgária.

Paulo representará o Brasil



O atual campeão brasileiro universitário, o paraibano Paulo Barbosa (foto) vai representar o Brasil na competição "Universidade 2011", que será disputada no mês de agosto, na China, e no Mundial que será disputado em 2012, em Portugal. Essa informação me foi passada ontem, através de e-mail de Wilson Maria dos Santos, no que agradeço.

Ataque fulminante



Veja bem o diagrama ao lado. As pretas jogam. O que vai acontecer? Vale a pena tentar.
Ontem tivemos 232 visitas, sendo 223 no Brasil.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Paulo na China


O paraibano de Campina Grande, Paulo Barbosa (foto), vai jogar um torneio internacional na China, no próximo mês de agosto. Amanhã, daremos maiores detalhes sobre essa informação, importante para o xadrez da Paraíba e do Brasil.

Grand Prix Feminino



Começa amanhã no Qatar, com uma bolsa de 40 mil euros, o VI Grand Prix Feminino da FIDE, que reune 12 jogadoras do Top mundial. Entre as favotiras, a GM indiana Humpy Koneru, a búlgara Antoaneta Stefanova e a georgiana Nana Dzagnidze. Na foto a bela armenia Lilit Mrktchian.

Mequinho conta a verdade



Todos sabemos que Mequinho (foto) jogou muito bem o recente Memorial Antonio Rocha, em Campinas-SP. A certa altura desse torneio, muitos pensaram que ele iria ganhar, inclusive o próprio. "Porém, para surpresa de seus fãs e demais enxadristas, o que parecia já ser fácil tomou um desfecho inesperado: Henrique Mecking, 59 anos, empatou cinco jogos contra adversários teoricamente mais fracos, entre eles, o penúltimo colocado Gabriel Ricardo Name, que possui 424 pontos de rating a menos do que o Grande Mestre, e para agravar ainda mais, em uma partida que acabou em míseros 14 lances...".
Mequinho fez questão de responder a essa e outras questões, pessoalmente. Veja a entrevista no blog Vida em Miniatura.

Bela sequência



Veja com atenção o diagrama ao lado. As brancas jogam e após alguns lances conseguem o xeque-mate. Para facilitar um pouco, um pouco mesmo, vou dizer o primeiro lance: 14.Bf6. O resto é com você.
Ontem tivemos 203 visitas, sendo 198 Brasil.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Taimanov no domingo (2)











As quatro fotos que ilustram esse texto dizem muito da vida do GM Mark Taimanov. Abaixo, as suas duas paixões ( música e xadrez) e acima os seus dois grandes amores: a mulher e o casal de filhos gêmeos. Aos 85 anos bem vividos, Taimanov foi e continua sendo uma das maiores referências internacionais da Arte de Caíssa. Estamos felizes em poder estar prestando essa homenagem ao mestre russo.

O flagrante de Klebber

O professor Klebber Dias mostra ter sensibilidade para flagrar momentos especiais de uma simultânea. A foto, feita por ele, registra o momento em que eu dava uma relaxada durante a minha partida. O fato é que preparei uma armadilha, sacrificando um peão e caso fosse aceito, ganharia uma torre limpa na sequência de quatro lances, mas Cavalcanti viu a cilada e terminou não aceitando a "oferta"(ele revelaria isso mais tarde). E foi durante as análises dessa variante que eu relaxei, já que a ansiedade era muita, pois vislumbrei uma chance de ganhar.

Mais fotos Simultânea









O bom humor de Iara


A professora Iara Luiza sempre de bom humor, me chamou e disse: quero ter a honra de uma foto sua comigo. Aproveitei e perguntei da sua partida com o MF Francisco Cavalcanti. Ela olhou para mim, ar sério, e respondeu: "Eu ofereci empate e ele apertou minha mão." Eu precisava registrar os resultados e fui a Cavalcanti. Não, ela perdia duas peças...Não foi empate.
Esse espírito brincalhão de Iara (me disse que seu nome com "Y" só quando ficar rica e chique. Por enquanto sou pobre!). Gostei de Iara, do seu jeito de ser. Imagino o dia em que Iara chegar ao Céu, já bem velhinha e muita rica:"Yara, pode entrar, você não precisa pedir licença!", dirá São Pedro, bonachão, com a devida licença de Manuel Bandeira.

Fotos da Simultânea
















O Xadrez e a Lei


Ontem, durante a Simultânea com o MF Francisco Cavalcanti, um registro das presenças dos promotores de Justiça, Eny Moura (camisa marrom) e Alexandre Cesar, com o enxadrista Fernando Melo, em foto de Klebber Dias.

Simultânea durou 5 horas
















O campeão paraibano MF Francisco Cavalcanti precisou de cerca de 5 horas para ministrar a simultânea na boite do Esporte Clube Cabo Branco contra 29 enxadristas, sem sofrer nenhuma derrota. Foram 20 vitórias e nove empates. Vejamos, inicialmente com quem ele empatou:
Antonio Dutra, Renato Araujo, Fernando Melo, Luis Tomaz(13 anos), Alexandre Teófilo (12 anos), Alexandre Ferreira (RN), Severino Pontes, João Alves e Silvio Sá (última partida).
Abaixo, os demais participantes:
Silvio Martins, Teresa Luengsten, Alexandre Cesar, Eny Moura, Izulamar Almeida, Bruno Leite, Luis Rocha, Marcio Rolim, Jacinta Maria de Souza, Carlos Tadeu Sampaio, Hamilton Nobrega, Wendel Nóbrega, Lucas Monteiro, Iara Luiza, Luciano Machado, Emily Princila, Ermely Gomes, Vandetonio Almeida, Humberto Moura, Herbert Paulo.