quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conferência importante



O superstar do xadrez internacional, GM Gary Kasparov (foto), fez uma conferência, quando das comemorações dos 100 anos da Universidade Nacional do México e saiu-se muito bem. A certa altura, ele disse: "Muitas pessoas não tem entendido Darwin, não é o mais forte, nem o mais inteligente que triunfa ou que sobrevive, mas aquele que tem maior capacidade de adaptação. O segredo é a adptação. A vida como o xadrez é muito complicada e não existem regras fixas para conseguir o êxito e este não se deve conseguir a longo prazo, mas o mais rápido possível". Disse também que é necessário se fazer novas perguntas e não buscar velhas respostas. A respeito de sua derrota pelo título mundial frente ao seu ex-aluno Vlamidir Kramnik, disse Karparov: "Foi porque ele estudou minhas debilidades . O êxito pode cegar tuas próprias debilidades; O êxito é o inimigo do êxito futuro e você tem que se dar conta deste momento".
Kasparov considerou que o fracasso é necessário para obter o êxito. Ele lembrou que quando Tomás Edson tentou repetidas vezes criar uma máquina que podesse gravar e reproduzir o som, teria dito: "Eu nunca fracassei, já que o que encontrei foram muita formas que não funcionaram".
Distinguiu entre estratégia e tática, vocábulos que nos xadrez têm conceitos diferentes: "Tática é saber fazer quando deve fazer, estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer". Esse Kasparov é mesmo genial!

3 comentários:

  1. Não há dúvidas que Garry é o melhor jogador de todos os tempos!! Volta Kasparov.............

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fernando.

    Essa definição de tática e estratégia é do maior criado de frases marcantes sobre xadrez: Savelly Tartakower.

    Jovany Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Garry Kasparov,tem razão em dizer,seguindo as pegadas de Nietzsche, que não é o mais forte,nem o mais inteligente que triunfa na luta pela vida. Com relação ao xadrez ,também está certo em dizer que o segredo está na adpatação.Todavia , na vida ,são os mais fracos que levam a melhor ,na maioria das vezes, devido a astúcia da adpatação ao meio em que vivem.

    ResponderExcluir