quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Krikor: erro grave ?

Krikor
Olimpíada 2010
8ª Rodada
Quirguistão x Brasil

O leitor é quem vai julgar. Na minha análise o GM Krikor Mekhitarian (2550) cometeu um erro grave que o seu adversário Algis Shukuraliev (2332) não aproveitou. Será que estou errado? Digo isso porque é um erro primário e ficamos sem acreditar que um GM possa cometê-lo.. Peço então ao leitor que examine e nos diga qualquer coisa. O lance foi 31...De3 que o branco respondeu 32.Db6.

3 comentários:

  1. Nosso GM deve esta num dia muito infeliz, no 40 Dc4, do alto da minha capivarisse tb achei erro. Mas não apaga os bons resultados que ele tem conseguido nesta sua 1 olimpiada.

    ResponderExcluir
  2. FErnando, não estou com tempo para analisar, mas pelo que vi rápido aqui não foi erro. Existem táticas relacionadas à entrada do cavalo em e4 ou g4.
    Por exemplo, Ce4 já ameaça mate em f2 direto. Não pode tomar, não pode abrir nem com h3 e nem g3. Ainda tem a tática de Cg3, com mate Dh6. Infinitas possibilidades.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz capivara é um bicho danado de cego, realmente o Paulo tem razão, já no 40, quado o preto joga Dh4 a peça fica cravada,ai não sei ??? Mas o importante é que a equipe ganhou 2.5 X 1.5 Brasil.

    ResponderExcluir