sábado, 15 de maio de 2010

Um segredo de Fischer

Bobby Fischer

No meu perfil neste blog me considero um biógrafo amador de Bobby Fischer. Tudo que sobre ele existe no mundo do xadrez (sua vida pessoal, sua ideologia, não me interessa, apesar de ter meus pontos de vista) é motivo para mim de pesquisa e busca. Recentemente constatei uma declaração do mestre norte-americano Ruben Fine (um jogador fantástico que não pode ser esquecido) que me deixou bastante curioso. Vejamos:
"Entre os vários mitos difundidos sobre Fischer está um de que ele nunca joga por um empate. A análise cuidadosa de seu estilo mostra que a verdade é quase o contrário. Ele sempre escolhe aberturas, ou tenta escolhê-las, nas quais ele tem pelo menos igualdade fácil. Uma vez que a partida está inclinada para o equilíbrio ele começa a ´ciscar`, dando a seu adversário a chance de cometer um erro, o que eles fazem bastante frequentemente. Um dos seus atributos mais característicos é o de aproveitar essas pequenas chances".

Nenhum comentário:

Postar um comentário