quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Empate de favor



Conheço o empate por xeque perpétuo, repetição de lances, insuficiência de peças, de comum acordo. Mas no mundo Top 10 (a elite da elite do xadrez internacional) existe o empate de favor. Não estou descobrindo a pólvora, mas ainda não tinha conhecimento de ninguém confessando que é assim que se procede.
Em recente entrevista, o vencedor do Memorial Miguel Tal 2009, o russo Vladimir Kramnik (foto), perguntado se estava preocupado com o resultado de sua última partida, assim respondeu:
Kramnik: Ivanchuk tentou atacar-me de maneira muito agressiva com as peças brancas, mas para ser sincero, não via de que maneira me podia vencer. Obviamente tampouco sabia o próprio Vasya, porque consumiu muito tempo e finalmente entrou em apuros com o relógio. Não sei, porém acredito que um programa poderia encontrar uma maneira de ganhar essa posição. Porém após vários movimentos imprecisos, a iniciaitiva do meu oponente acabou e fiquei com um peão de vantagem, momento em que Ivanchuk me ofereceu empate. Poderia ter aproveitado a minha vantagem material, porém como me bastava um empate para ganhar o torneio, e, segundo, não queria chatear o ânimo de Ivanchuk por completo, então aceitei o empate.
Pergunta: Todavia havia recursos para ambos jogadores nesta posição, de maneira que os árbitros podiam ter insistido que seguissem jogando. Eles insistiram?
Kramnik: Não. Provavelmente se deram conta de que Ivanchuk estava amargamente desiludido porque seu ataque fora refutado. Creio que se os árbitros tivessem insistido em que seguíssemos jogando, Ivanchuk não teria concordado com eles de maneira categórica. Eu também estava encantado com o empate, não somente porque me garantia o primeiro lugar, mas também porque me permitiu ver o segundo tempo da partida de futebol Rússia-Eslovenia.
(OBS: Os Grandes Mestres façam o quem bem entender, pois a responsabilidade perante a história é deles. Apenas registro que com esse empate de favor, Ivanchuk ganhou o prêmio de segundo lugar com 5,5 pontos, e Carlsen em terceiro com a mesma pontuação. Ou seja, prejudicou Carlsen, que teria ficado com os mesmos pontos em segundo, e Ivanchuk teria que dividir com Aronian e Anand o terceiro lugar com 5 pontos.)

2 comentários:

  1. Se ganhar o torneio era seu objetivo e ele obteria esse objetivo com um simples empate, então 0.5 era seu objetivo também. Não foi empate de favor, foi o empate da vitória.

    Não analize a situação apenas como espectador, coloque-se no lugar do mestre também.

    Isto se aplica dentro do tabuleiro também: Quando o mestre esta numa posição difícil ele não fica perdendo tempo no relógio procurando a mais elegante forma de ganhar, ele procura apenas uma forma de ganhar, se encontrar uma e se sentir seguro para tal, já basta. Não vai perder tempo analizando outra forma de ganhar.

    Kramnik encontrou a forma dele de ganhar. EMPATE! -_-

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, mas pelo que entendi, Ivanhcuk ofereceu empate numa posição perdida. Kramnik se continuasse jogando ganharia; daí entender que foi empate de favor.
    Fernando

    ResponderExcluir