O leitor Juarez nos chamou a atenção para o fato de que Bobby Fischer tem a orelha direita maior do que a esquerda. As fotos, principalmente as duas centrais, confirmam essa observação curiosa, uma vez que nunca havia notado.
Vi em close. De pertinho, num desses filmes disponibilizados na internet. Olhei bem antes de exarar a opinião. É uma das partes do corpo humano que nunca para de crescer. Quem o conheceu de perto, disse que ele não era capaz de falar mais do que dois minutos sobre nenhum assunto que não fosse xadrez, e o motivo de ter solicitado a retirada das câmeras no match de 72 era que não sabia se haver com elas. Mas sou fã incondicional do cara, tenho dois livros dele em papel (já tive quatro) e um em .pdf. Era um gênio mesmo. Acho que só Botvinnik foi melhor que ele, porém o fato de ter ficado em primeiro lugar e tão longe do segundo colocado na lista da Fide fala por si só. Devia ter passado mais tempo jogando para solidificar a crença de que houvera sido inapelavelmente o melhor do mundo, porque rating por rating, Kasparov alcançou 2851, porém com os competidores nos calcanhares (o que valorizava muito mais uma vitória). Mas sou mesmo fã do Fischer.
Talvez seja ilusão de ótica, pois o tufo de cabelo no lado esquerdo é bem maior e esconde parte da orelha.
ResponderExcluirVi em close. De pertinho, num desses filmes disponibilizados na internet. Olhei bem antes de exarar a opinião. É uma das partes do corpo humano que nunca para de crescer. Quem o conheceu de perto, disse que ele não era capaz de falar mais do que dois minutos sobre nenhum assunto que não fosse xadrez, e o motivo de ter solicitado a retirada das câmeras no match de 72 era que não sabia se haver com elas. Mas sou fã incondicional do cara, tenho dois livros dele em papel (já tive quatro) e um em .pdf. Era um gênio mesmo. Acho que só Botvinnik foi melhor que ele, porém o fato de ter ficado em primeiro lugar e tão longe do segundo colocado na lista da Fide fala por si só. Devia ter passado mais tempo jogando para solidificar a crença de que houvera sido inapelavelmente o melhor do mundo, porque rating por rating, Kasparov alcançou 2851, porém com os competidores nos calcanhares (o que valorizava muito mais uma vitória). Mas sou mesmo fã do Fischer.
ResponderExcluir