terça-feira, 30 de junho de 2009
A águia e o urso
Magistral do Paraguai (IV)
1. A. Rodriguez x M. Cornejo
2. O. Zambrana x R. Vera
3. A. Bachmann x Z. Soppe
4. L. Brito x L. Coelho
5. C. Luján x J. Cubas
Zenon: eficiência e competência
Magistral do Paraguai (III)
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Magistral do Paraguai (II)
Magistral do Paraguai
II Magistral Ciudad de Asuncion
Começou ontem em Assunção (Paraguai) o II Magistral Ciudad de Asuncion - Copa Roggio e se extenderá até 7 de julho. São dez participantes, entre eles o paraibano MF Luismar Brito. O favorito do torneio é o GM paraguaio Axel Bachmann (foto), Elo 2555. A cobertura oficial da imprensa está sendo feita pelo competente GM Zenon Franco.
domingo, 28 de junho de 2009
Jakovenko entre os dez
O lance é (III)
Torres assassinas
sábado, 27 de junho de 2009
Paraíba na FIDE !
AGORA OU NUNCA !
Qual é o lance? (III)
Banquete da vitória!
BRASIL CAMPEÃO DO MERCOSUL!
O rei do empate
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Don Quixote sabia jogar?
Encontro em Ajedrez Espetacular, o excelente site do Mestre Richard Guerrero, a ilustração ao lado quando vemos Don Quijote y Sancho Panza, de Paul Weber. Lí o romance de Cervantes há muitos anos e não lembro se o Cavaleiro da Triste Figura gostava de xadrez. Caso alguém tenha alguma informação sobre isso, gostaria de saber. Afinal, Don Quixote gostava de jogar xadrez quando estava lúcido? Ou jogava mesmo nos seus momentos de loucura? Quem souber, por favor, me responda.
Zonal em Costa Rica
O campeão dos aficionados
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Mundial para cegos
Ivan, o terrível
Terminou hoje na Rumenia o Kings' Tournament Bazna, ROM reunindo seis Grandes Mestres de alto conceito no cenário internacional. O grande vencedor foi o GM ucraniano Vassily Ivanchuk, Elo 2746, (foto) que somou 7 pontos em 10 possíveis. O GM israelita Boris Gelfand, Elo 2733, terminou em segundo com 6 pontos. Em 3º/4º o GM do Azerbaijão, Teimour Radjabov, Elo 2756, e o GM espanhol Alexei Shirov, Elo 2745, com 5,5 pontos. Em 5º/6º, o GM norte-americano Gata Kamsky, Elo 2720 e o GM rumeno Liviu-Dieter Nisipeanu, Elo 2675, com 3 pontos.
Kramnik: o melhor da Rússia
Disputar três matches pelo mundial frente a Kasparov(2000), Topalov(2006) e Anand(2008), faz de Vladimir Kramnik, que hoje completa 34 anos, um dos jogadores mais fortes da história do xadrez e que tem assegurado para sempre o seu nome na galeria dos grandes campeões da arte de Caíssa. Com Elo 2759, o GM russo Vladimir Kramnik está no Top Players há mais de 10 anos e em alguns momentos ocupando o número um do mundo. Ele é sem dúvida o melhor jogador russo em atividade.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Marcelo Mann ganha Torneio Caissa
A guerreira Carolina
O valente Gelfand
O GM russo (naturalizado israelita) Boris Gelfand, (foto), Elo 2733, chega hoje aos 41 anos de idade. Trata-se de um dos melhores enxadristas dos tempos atuais, sempre disputando torneios na elite do xadrez mundial. É um especialista na Defesa Siciliana e na Defesa Petrov, que usa sempre quando joga com as negras. Para que o leitor tenha idéia da força de Gelfand basta lembrar que em 2007, no Mundial do México, entre oito GMs ele terminou em segundo. Viswanathan Anand ganhou o mundial com 9 pontos em 14 possíveis, seguido de 2º/3º - Gelfand e Vladimir Kramnik, com 8 pontos, 4º - Peter Leko com 7 pontos, 5º - Peter Svidler, com 6,5, 6º/7º - Alexander Morozevich e Levon Aronian com 6 pontos e 8º - Alexander Grischuk com 5,5 pontos.