sexta-feira, 3 de abril de 2009

Xadrez, o jogo da vida



Neste sábado, 4, a partir das 22h30, no Sportv (canal 39 da NET) será apresentado um importante programa chamado Xadrez, o jogo da vida. Um dos jogos mais antigos da humanidade é protagonista de uma verdadeira revolução no Brasil. O Sportv Repórter vai mostrar como o xadrez está sendo usado como importante ferramenta educacional, mudando a vida de estudantes, menores infratores, deficientes visuais, crianças com câncer e até atletas que buscam apurar sua técnica nos esportes.
A projeção do xadrez é tão surpreendente que ele alcançou um canto muito curioso do país: a aldeia indígena dos Tembé, uma tribo do interior do Pará, que encontrou no xadrez um forte aliado na transformação do pensamento e do raciocinio de crianças e jovens.
A programa mostra que quem joga exercita diversas áreas do cérebro, trabalhando com cálculos, associações, abstrações e memória. Mostra que menores infratores estão se regenerando por meio do jogo, que ciranças com câncer estão tolerando mais o tratamento após aprenderem a jogar, que cegos conseguem melhorar a memória. E, por fim, revela que atletas de futebol, tentando aprender a tomar decisões rápidas e a escolher a estratégia mais eficiente, também estão desvendando os segredos dos tabuleiros de xadrez.

2 comentários:

  1. Um grande amigo me deu essa notícia bem a tempo, mas desgraçadamente era Primeiro de Abril e achei que era brincadeira, porém naquela noite cheguei bem a tempo de ver todo o programa, que, se não foi um grande trabalho, pelo menos serve para marcar presença e quem sabe incentivar outros.

    Juarez Belém
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir