MICHELE VS. REBECA
quinta-feira, 30 de abril de 2009
O duelo das mulheres
MICHELE VS. REBECA
O mais jovem GM da história
Revolução Juvenil
Como brotos na primavera, os prodígios precoces desabrocham e dominam o tabuleiro magistral.
O irreverente e macróbio dramaturgo irlandês Bernard Shaw, provocativamente indagado sobre tempo de vida, garantia que "a juventude é uma dádiva preciosa e é lamentavel que seja desperdiçada com gente tão jovem..." À época de Shaw a informática engatinhava ainda e pertencia muito mais à ficção científica do que ao cotidiano de nossa realidade.
Nascido em 12 de janeiro de 1990, em Kramatorsk, Ucrânia, o menino Sergey Karjakin (pronuncia-se Kariákin) no torneio realizado entre 2 e 12 deste mês (? ano de 2002) em Sudak, na Península da Criméia, perfez sua terceira norma de GM, constituindo-se no mais jovem grande mestre de nossa história... (Trecho de uma crônica do MI Helder Câmara)
Um dragão chamado Munoz
Tudo aconteceu no distante 14 de outubro de 1960, na Olimpíada de Leipzig, Alemanha Oriental. Bobby Fischer tinha apenas 17 anos e já era visto como um dos melhores jogadores do mundo. Seu adversário naquele dia era o desconhecido Cesar Munoz, do Equador, engenheiro civil de profissão, 31 anos, sem nenhum título FIDE e que teve de vencer um terreno para poder viajar e representar o seu país numa olimpiada de xadrez. Até então Fischer jamais havia perdido uma partida jogando de brancas e enfrentando a Siciliana, Variante Dragão. Com cerca de 1000 partidas jogadas até 1972, quando se tornou campeão do mundo, Fischer perdeu apernas 61, e uma delas foi exatamente contra esse enxadrista amador! Nove anos depois, Munoz abandonou definitivamente o xadrez para se dedicar a outras atividades, como a de presidente do Comité Olímpico Equatoriano, onde desenvolveu um trabalho excelente e reconhecido.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Xadrez numa tribo indigena
Xadrez muda a vida
em uma tribo indigena do Pará
terça-feira, 28 de abril de 2009
Visita de Luis Paiva
Ivanchuk desencantou
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Visita de Kleber
domingo, 26 de abril de 2009
Roberto ganha Classificados
O enxadrista Roberto Lima venceu isolado, com 8 pontos em 9, o Torneio dos Classificados e se tornou ofialmente o jogador mais rápido do xadrez pessoense. Na foto de Silvio Sá, temos Roberto (sentado, camisa branca, ao lado do diretor do torneio Fernando Melo), seguido de Arthur Olinto (sentado camisa amarela), que ficou em 3º lugar, com 6,5 pontos e Evandro Rodrigues(sentado ao lado de Arthur), que foi o vice-campeão, com 7 pontos. Em pé. da esquerda para a direita, Jefesson, Issac, Rafael, Dantas, Alexandre e Clodualdo.
Boda do Enxadrista
sábado, 25 de abril de 2009
Aniversário de John Nunn
Consagrado grande mestre da Inglaterra, John Nunn completa hoje 54 anos. Aos 23 anos conquistou o título de GM, foi campeão juvenil da Europa (1974-75) e conquistou o Campeonato da Inglaterra em 1980. Já esteve na elite do xadrez mundial por vários anos. Hoje, John Nunn é mais conhecido como autor de importantes livros de xadrez e jornalista do chess base.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Torneio Reino de Caíssa (II)
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Torneio Reino de Caíssa
O xadrez de Machado
Parabéns para Kosteniuk
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Mequinho na Paraíba - 2006
Torneio dos Classificados (III)
Plantão no Moriah Café
Plantão no Moriah Café, todo sábado, a partir das 15 horas, já se tornou uma rotina no calendário dos enxadristas paraibanos. É ali que se toma muitas decisões, como a reunião do último sábado entre diretores do Reino de Caissa (Fernando Melo e Gilvando Carvalho) com a representante do presidente do Esporte Clube Cabo Branco, Luciana Dantas, oportunidade em que se tomou decisões importantes com vistas ao Torneio Reino de Caíssa - 10 m/nocaute, do dia 24 de maio, que será realizado no ginásio daquele tradicional clube de Miramar. Enquanto isso, alguns enxadristas aproveitam para uma partidinha ligeira, como mostra a foto num ping (5 minutos) entre Jeffesson(camisa escura), frente a Daniel, assistida por Burity.