sexta-feira, 31 de julho de 2020

"Planilhas, por favor!"

Por Joaquim de Deus Filho



Cuba, 1966 – Fischer x Spassky


Vejam que imagem sensacional de grandes ídolos do xadrez. Monstros sagrados que fizeram uma das mais importantes páginas da história do esporte: a famosa e significativa Olimpíada de Cuba , em 1966. Em plena guerra fria. Estados Unidos versus União Soviética.

Mas a fotografia tem outros detalhes que quero compartilhar com vocês. Há tempos pretendo defender uma "tese de doutorado". Isso mesmo! Pois tem cursos por ai de "mestrado e doutorado em Xadrez"... (Como Capivara é metido! Acho que o Nimzowitch deve se revirar no túmulo ao saber disso!).

Bem, como o bom e velho Joca, para quem não sabe, já é mestre, nada como um "doutorado". Vamos à tese: "Todo árbitro é chato!" Pode parecer implicância, “ranzinzice” de velho (5.9 na próxima semana!) , mas a verdade é que o Joca não gosta de árbitros.

Vejam, atentem mais uma vez para a foto em questão: Fischer e Spassky, verdadeiros deuses do Olimpo Caissano, comentam animadamente a mais esperada partida da Olimpíada, no tabuleiro número 1, cercados por feras não menos santificadas. Partida importante, decisiva, dois geniais futuros campeões mundiais!

De repente, mais que de repente, fotógrafos e repórteres se aproximam para tentar imortalizar o momento. Mas eis que chegam os tais "árbitros". Vejam só, como em todo o torneio, eles tomam a frente, interrompem o diálogo, "enchem o saco" (desculpe a linguagem chula, mas não tem sinônimo mais apropriado) querendo as tais "planilhas assinadas". Não esperam o término da análise, uma pressa irritante, constrangedora e desnecessária, em suma, chata! Eu não disse: todo árbitro é chato!

Árbitro é enxadrista que não deu certo. Como gosta do esporte, achou um jeito de continuar ali. 

 " - Chega de apanhar, vou ser árbitro, vou cobrar as planilhas...hahaha".

Árbitro é como goleiro: quando o cara é muito ruim, mandam para o gol! Tudo bem, vão me dizer de um ou dois monstros que são feras e árbitros, mas é a exceção da exceção!

Mas, meus queridos e chatos árbitros (me vem à memória vários de vocês. Estou mentalmente enfileirando-os pelo "rating da chatice!"), vou confessar uma coisa que só essa "bendita quarentena" poderia fazer: estou com saudade de vocês! Verdade, e sou sincero - Caissa seja testemunha -, não vejo a hora de terminar uma partida e comentando-a animadamente, receber sua delicada, bem-vinda e prazerosa presença: "planilhas, por favor!"


12 comentários:

  1. Belo texto, Mestre Joca.
    Eu também estou com saudade deles.

    ResponderExcluir
  2. Um bom árbitro é aquele que não aparece , excelente texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato, mas dizer que é aquele que nao sabe jogar é um tanto pretensioso e desrespeitoso.

      Excluir
  3. Se não insistirmos na obtenção das planilhas, tem grandes nomes do xadrez que ``somem`` com elas e depois é só dor de cabeça pra confeccionar os pgns que vão ficar cobrando da gente sem sombra de dúvidas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Ivanilson,como também sou (fui?) árbitro, posso deixar minha impressão sobre o texto, na condição de alvo! Há nele poesia! Percebo mais uma homenagem aos árbitros do que uma crítica real. Convenhamos: todo árbitro é chato mesmo, seja no xadrez, seja no futebol, seja no jogo de palitos! Faz parte do nosso mister sermos no mais das vezes burocráticos, para preservarmos a boa organização do torneio. OS jogadores sabem e respeitam isso, mesmo que nos achem compreensivamente chatos. O nosso Joca, com um texto muito bem escrito, apenas nos fez uma divertida provocação, que li como uma grata homenagem!

      Excluir
    2. Isso mesmo, Fernando!
      A leitura é essa.

      Excluir
    3. Sim, é uma homenagem a esses chatos indispensáveis, imprescindíveis! Um grande abraço a todos e que fique entre nós: a saudade é até de árbitros, imagina só isso!! Espero rever todos vocês em breve, defronte à essa praia maravilhosa!

      Excluir
  4. Boa!!! Acho que todos estamos com saudades de ouvir os árbitros pedindo silêncio e as planilhas!

    www.cxguaira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente a crónica Joca. Ate parece Jo soares. Muito bom a sinopsis. Divertido. Let's go!! Saludos

    ResponderExcluir
  6. Excelente a crónica Joca. Ate parece Jo soares. Muito bom a sinopsis. Divertido. Let's go!! Saludos

    ResponderExcluir
  7. Até que enfim o Joca (Joaquim deDeus) resolveu compartilhar suas qualidades literárias. Se a história é narrada por heróis que não foram à luta, o historiador de xadrez é o eterno capivara - que não serviu nem para árbitro (mas está em boas companhias). O xadrez brasileiro está precisando de historiadores. Parabéns Fernando Melo, parabéns Joaquim deDeus.

    ResponderExcluir