quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Contagem regressiva - 31

Faltam 85 dias para o início do Memorial Bobby Fischer!


Quando Mequinho enfrentou Bobby Fischer no Interzonal de Palma de Mallorca, em 1970, contava apenas cm 18 anos. O que pouca gente sabe é que o brasileiro se considerava um discípulo de Fischer e até o imitava - se bem que que não muito na sua maneira de jogar, mas nas suas declarações extravagantes, conforme atesta Garry Kasparov.

Um comentário:

  1. Vale lembrar que o Mequinho na ocasião representava o Brasil, que pela primeira vez disputava um Mundial. Sem dúvida ele foi o maior jogador que já existiu no Brasil, em termos de potencial de competir internacionalmente.

    Além de ter sido o único brasileiro que jogou com toda elite do xadrez de sua época (Fischer, Tal, Smyslov, etc.), o grande Mequinho foi curado pela fé de uma doença incurável. Poucos tem tanta história para contar como ele.

    Este é nosso Bob Fischer Tropical, e o Garry Kasparov é quem vive (e lucra) de suas declarações extravagantes.

    Mequinho merece todo respeito pela sua trajetória no xadrez. Poucos alcançaram o que ele alcançou. No youtube tem vídeos dele em sua juventude lúcida e polêmica.
    "Nós estamos indo para o primeiro mundial de xadrez, sem apoio algum do governo. Já a Rússia, já disputou 40 mundiais de xadrez, o governo investe pesado no xadrez como ferramenta para promover o nome da Rússia. Enquanto eles tem tempo pra estudar o dia todo xadrez, aqui temos que nos dividir, conciliar trabalho e os treinos de xadrez. É muito difícil. Esperamos que o governo veja o potencial do Brasil no xadrez a partir desse mundial, em que represento o Brasil, e seus muitos jogadores que treinam e são amantes do xadrez. Esperamos que o governo ajude mais e participe mais do xadrez...".

    ResponderExcluir